7 de novembro de 2014

Prefeitura desenvolve ação de combate ao trabalho infantil na zona rural

São Luis -  A Prefeitura de São Luís iniciou esta semana mais uma etapa do projeto “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, direcionado para atividades preventivas em áreas consideradas de risco. Com prioridade para a zona rural, nesta quinta (6) e sexta-feira (7) os estudantes das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Uruati, no Quebra Pote, e Zuleide Andrade, no Maracujá, participam de oficinas de sensibilização.

Nesta etapa do projeto, as atividades são desenvolvidas diretamente com os estudantes e sensibilizarão cerca de 300 estudantes de 33 escolas da rede municipal de acordo com o cronograma da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), responsável pela coordenação do “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, com parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“A gestão do prefeito Edivaldo reconhece os direitos assegurados às crianças e adolescentes, por isso é fundamental realizarmos ações que fortaleçam esses direitos. É necessário que um trabalho como esse contemple todos os envolvidos para que possamos alcançar um melhor êxito”, destacou a secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andréia Lauande.

Na U.E.B. Uruati, cerca de cem alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental participaram das atividades, que incluiu exibição de slides, palestra e roda de conversa com os alunos. Segundo o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, é fundamental a articulação das ações para o bem estar das crianças e adolescentes.

“Os direitos das crianças e adolescentes são uma prioridade absoluta na gestão. Agradeço e me congratulo com a colega Andréia Lauande pela oportunidade de formação e conscientização que está sendo oferecida a educadores e educandos por meio deste projeto”, afirmou o secretário de Educação.

Para a gestora adjunta da escola Uruati, Laurizete Protásio dos Santos, a iniciativa reafirma o diálogo desenvolvido na escola e trará impactos positivos para a comunidade. “Com certeza, nossos estudantes serão multiplicadores desse diálogo a partir dessas oficinas, reforçando que as crianças têm que estar na escola”, afirmou Laurizete.

As oficinas do projeto “Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil” foram iniciadas em agosto deste ano com uma atividade de conscientização com gestores escolares, sendo a maior parte da zona rural de São Luís. O objetivo é fazer com que as crianças se percebam enquanto sujeitos de direitos e se tornem capazes de identificar as situações de exploração, contribuindo também para sensibilizar as pessoas de seu convívio e denunciar os abusos.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar