9 de novembro de 2014

Prefeitura intensifica fiscalização sanitária na capital

São Luis - A Prefeitura de São Luís intensificou as ações de fiscalização sanitária de estabelecimentos comerciais que trabalham com produtos alimentícios e clínicas veterinárias. O trabalho está sendo realizado pelas equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) que verificam o acondicionamento dos produtos comercializados e a existência do alvará sanitário expedido pela Prefeitura.

Para maior amplitude das ações, foram mobilizados 80 fiscais, o que possibilitou que em um mês fossem vitoriados 40 locais. De acordo com a superintendente de Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Município, Terezinha Lobo, as abordagens possuem dois momentos diferenciados. "O primeiro contato tem caráter preventivo e consiste em orientações aos proprietários. Num segundo momento, é verificado se aquele estabelecimento seguiu as recomendações da Vigilância. Caso contrário, corre o risco de ser fechado”, explicou.

A partir da fiscalização foram detectados estabelecimentos com necessidade de atualização do alvará sanitário ou entrada do documento. Nesses casos, para regularizar a situação, o proprietário deve comparecer à sede da Vigilância Sanitária, no bairro da Alemanha.

“O cidadão também pode auxiliar nesse trabalho. Por exemplo, se ele compareceu a um estabelecimento e o produto estava vencido. Neste caso, ele deve procurar a sede da Vigilância e fazer uma denúncia para encaminharmos técnicos ao local para apurara denúncia e tomar as medidas cabíveis”, disse a superintendente Terezinha Lobo. Ela esclareceu que a denúncia também pode ser feita pelos telefones (98) 3212-4319 e (98) 3212-8282.

Outras ações estão sendo desenvolvidas através da Vigilância Sanitária para garantir a segurança da população, especialmente, em relação ao consumo de alimentos, uma orientação da política de governo do prefeito Edivaldo. Entre as ações, está o Projeto Alimento Seguro, que instrui os vendedores ambulantes da cidade sobre o correto manuseio dos alimentos. Na semana passada, as informações foram trabalhadas junto aos ambulantes que comercializam alimentos na Avenida Magalhães de Almeida.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar