28 de novembro de 2014

Prefeitura promove ações pelo fim da violência contra a mulher

São Luis - A Prefeitura de São Luís, por meio da Coordenadoria Municipal da Mulher, está desenvolvendo nas escolas da rede municipal de ensino uma ampla programação de sensibilização para o enfrentamento à violência contra a mulher. As ações fazem parte da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. As atividades serão realizadas até o próximo dia 10, com o apoio da Rede Amiga da Mulher, organização de entidades que atuam no enfrentamento da violência doméstica.

Segundo a coordenadora da Mulher, Laurinda Pinto, as ações da campanha deste ano estão centradas nas escolas, por ser este um ambiente que recebe os reflexos da violência contra a mulher. “A violência doméstica se expressa fortemente no ambiente escolar, prejudicando as relações interpessoais, a socialização e interferindo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. É devido à observação desses fatores que consideramos pertinente concentrar a campanha nas escolas”, afirmou a coordenadora.

Em São Luís, as atividades da Campanha 16 Dias de Ativismo se constituem de oficinas, exibições de vídeos, distribuição de panfletos, cartilhas e realização de palestras com alunos, pais e professores, nas quais são repassadas informações sobre a Lei Maria da Penha e orientações sobre os serviços que a Prefeitura disponibiliza para o atendimento dos casos e o enfrentamento da violência contra a mulher, em todas as suas formas e manifestações. Além disso, a abordagem do tema junto aos professores especifica, essencialmente, o papel da escola no enfrentamento à violência doméstica.

A coordenadora considera a mobilização uma importante estratégia para promover a sensibilização sobre a violência de gênero. Laurinda Pinto explica ainda que a campanha nas escolas municipais de São Luís é extensiva também à comunidade do entorno. O convite é feito com o objetivo de que a sociedade participe do processo de combate à violência contra a mulher e se torne um agente multiplicador das informações, pois o enfrentamento se dá principalmente pela denúncia.

“Muitas vezes a pessoa quer denunciar, quer ajudar a vítima, mas não sabe como proceder. Nessas oficinas ela toma conhecimento sobre a rede de apoio disponibilizada, os procedimentos a serem adotados e os locais que deve buscar para fazer a denúncia”, informou a coordenadora.

16 DIAS DE ATIVISMO
A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é realizada mundialmente desde 1991, uma iniciativa do Women´s Global Leadership Institute (Instituto pela Liderança Global das Mulheres), com o propósito de promover o debate e denunciar a violência contra as mulheres, por meio de ações de mobilização, palestras, encontros, seminários, entre outros eventos.

No Brasil, a campanha é realizada desde 2002. As ações iniciam sempre em 25 de novembro – Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres – e terminam no dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos. Essas datas foram instituídas para estabelecer um elo simbólico entre violência de gênero e direitos humanos, enfatizando que a violência contra a mulher é uma violação aos direitos humanos.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar