28 de novembro de 2014

Prefeitura debate com empresas processos de inclusão ao mercado de trabalho

São Luis - A Prefeitura de São Luís promoveu na quinta-feira (27) o seminário “O Papel Social da Empresa e Inclusão para o Mundo do Trabalho”. Destinado aos empresários que atuam no território do Sol e Mar, o objetivo foi debater o papel social das empresas na inclusão de pessoas que integram as comunidades atendidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). O evento contou com a parceria do Sebrae e da Associação Comercial do Maranhão (ACM).

O seminário foi coordenado pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), que apresentou aos empresários da região a proposta de contratação dos egressos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Segundo a secretária adjunta de Gestão da Semcas, Nazareth Garcez, a execução do Pronatec no território do Sol e Mar é feita pela Semcas e integra a política de geração de emprego e renda determinada pelo prefeito Edivaldo.

“O prefeito Edivaldo entende que esta qualificação, através do programa do governo federal, é uma possibilidade da autonomia financeira e um resgate da autoestima da comunidade. É um compromisso da gestão que o público atendido pela assistência social conquiste a autonomia, empoderamento e fontes de renda, que o cidadão tenha seus direitos assegurados”, afirmou Nazareth Garcez.

De acordo com dados da Semcas, o Pronatec conta mais de 500 qualificações, distribuídas em 47 cursos. A proposta para facilitar o acesso de egressos do programa na região do Sol e Mara ao mercado de trabalho foi elogiada pelos empresários que participaram do seminário. O contabilista João Garreto afirmou que a ação beneficiará os trabalhadores, comerciantes e microempresários da região.

“A iniciativa da Prefeitura contribui para que o empresariado tenha acesso aos profissionais qualificados. É interessante tanto para quem tem a qualificação, quanto para quem tem vagas a oferecer no mercado”, afirmou João Garreto.

Para promover o acesso dos beneficiados com as ações de assistência social ao mercado de trabalho, a Prefeitura desenvolve reuniões mensais nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) com capacitações e oficinas para elaboração de currículo, técnicas de entrevista e divulgação de oportunidades de trabalho.

A importância das ações para quem não pode custear uma qualificação foi destacada por Rafael Silva, que concluiu o curso de eletricista industrial em maio deste ano e foi contratado por uma empresa terceirizada da Cemar. “O curso abre portas e é um grande incentivo para quem quer conquistar um espaço na vida, trabalhar e ter profissão”, relatou.

PRONATEC
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, para ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. As pessoas que têm interesse devem procurar os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do seu território.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar