6 de novembro de 2014

Publicidade irregular em fachadas do Centro Histórico são retiradas pela prefeitura

São Luis - As normas estabelecidas pelas Diretrizes de Engenhos Publicitários no Centro Histórico de São Luís determinam que para a instalação de qualquer engenho publicitário, o proprietário ou responsável pelo imóvel encaminhe proposta para análise e aprovação do Iphan-MA, que fica localizado na Rua do Giz, no 235, no Centro.

Entre outras exigências, as diretrizes de disciplinamento publicitário no Centro Histórico determinam que a exibição de engenhos publicitários será permitida apenas no nível do pavimento térreo da edificação e dentro das medidas estabelecidas pelos órgãos competentes, jamais na cobertura da edificação.

Também é proibida a exibição de mais de um engenho por fachada de edificação. Exige-se ainda que quando a fachada do imóvel for revestida de azulejos, o engenho publicitário só seja fixado ao cunhal ou cadeias, caso o revestimento seja de pintura sobre reboco. Conforme a regulação em vigor, as empenas de imóveis vizinhos a imóveis recuados não poderão servir de suporte para qualquer tipo de engenho publicitário, bem como os muros dos imóveis recuados.

A ação foi realizada através da Blitz Urbana, órgão vinculado à Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh), com apoio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph). Segundo o presidente da Fumph, Aquiles Andrade, a ação visa preservar a caracterização original dos prédios seculares que compõem o conjunto arquitetônico e paisagístico de São Luís, tombado por decreto federal.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar