7 de novembro de 2014

Semana da Agricultura e Pesca Familiar promove ações em várias comunidades

Agricultores do Iguaíba aprendem técnicas de produção de mudas e compostagem

Paço do Lumiar - Com ações descentralizadas pelo município, a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento está realizando, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), e Embrapa Cocais, atividades voltadas para agricultores, pescadores e marisqueiro, no sentido de apresentar estratégias inovadoras para o incremento da produção e da renda.

A programação faz parte do II Seminário de Agricultura e Pesca Familiar e I Semana de Agricultura e Pesca Familiar de Paço do Lumiar aberta na última segunda-feira, 03, e se estende até o dia 07 de novembro, com a posse da Comissão de Regularização Fundiária do município de Paço do Lumiar.

Em Mocajituba, Iguaíba, Pindoba e Timbuba aconteceram ações de distribuição de mudas de plantas ornamentais e hortaliças, panfletagem sobre alimentação saudável, serviços de aferição da pressão arterial, palestras educativas nas escolas, curso de compostagem do subproduto da fibra do coco, filetagem de pescado e produção de biofertilizante e mudas.

“Este é um momento importante para todos nós produtores. Atualmente, este é um dos setores que mais cresce no município e estamos muito felizes por participar das políticas públicas voltadas à manutenção, promoção e desenvolvimento da agricultura e pesca familiar”, disse a agricultura Maria da Conceição Ferreira, presidente do COMSEA.

Durante mobilização social na MA 202, técnicos da SEMAPA, conselheiros de segurança alimentar e nutricionistas realizaram uma ação educativa sobre o valor nutricional das hortaliças, legumes, e de incentivo ao consumo de produtos orgânicos.  

“O objetivo é conscientizar a população para uma alimentação saudável e apresentar os males oriundos de produtos cultivados à base de agrotóxicos e que passam por processo de industrialização. Uma boa reeducação alimentar, através do consumo de produtos naturais, prolonga a vida e previne de várias doenças”,  afirmou o coordenador da gestão Política Segurança Alimentar e Nutricional e Inclusão Produtiva, Raul Amate.

De acordo com a agrônoma da EMBRAPA, Rosa Lúcia, com o curso os agricultores poderão garantir o aumento da produção e da renda.

BNC Paço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar