1 de dezembro de 2014

Prefeitura promove Semana Municipal de Prevenção à AIDS

Grande Ilha - A Prefeitura de São Luís realiza a partir da próxima segunda-feira (1º) a Semana Municipal de Prevenção à AIDS. O evento, coordenado pela Secretaria de Saúde (Semus), marca as ações do Município pelo Dia Mundial de Combate à AIDS. Ao longo da semana, será desenvolvida uma ampla programação com o tema “Sua Atitude Muda Tudo”, para estimular a realização do exame que detecta a doença e combater a propagação do preconceito e discriminação aos portadores do vírus.

De acordo com a titular da Semus, Helena Duailibe, o prefeito Edivaldo tem investido nas ações de prevenção, diagnóstico, assistência e acesso aos antirretrovirais, medicamentos utilizados no tratamento da doença. Ela frisou que a Semana de Prevenção será essencial para mobilizar a população sobre a prevenção da doença e fortalecer as ações já desenvolvidas pela Prefeitura, principalmente junto aos jovens.

“Os dados epidemiológicos mostram que tem havido maior incidência de casos de AIDS na faixa etária de 20 a 34 anos; por isso, é preciso fazer com que as informações sobre a doença cheguem a esse público, para aumentar a conscientização sobre as formas de prevenção e provocar mudanças no comportamento sexual, melhorando o controle da infecção pelo HIV”, afirmou a secretária.

Entre as ações de destaque do Município está a descentralização da testagem rápida e ampliação do diagnóstico com a capacitação de 42 unidades básicas de saúde, que atualmente realizam o teste. O procedimento detecta em 15 minutos a contaminação pelo vírus da AIDS. Por mês, a Semus realiza em média 3 mil testes rápidos.

BNC Saúde



Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar