26 de dezembro de 2014

Prefeitura realiza ação preventiva contra alagamentos no bairro Fumacê

Grande Ilha - A Prefeitura de São Luís iniciou durante este mês uma ação conjunta para limpeza do córrego no bairro Fumacê, na área Itaqui-Bacanga. A limpeza inclui retirada de entulho e lixo do curso d’água e das margens, reduzindo o risco de alagamento na área. Cerca de 200 famílias que construíram casas no entorno do canal estão sendo beneficiadas com a ação. 

O trabalho de desobstrução do córrego é dividido em duas etapas: a limpeza manual e a limpeza mecânica, realizada por uma empresa terceirizada. A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), através da Defesa Civil Municipal, identifica a área com risco de alagamento e em seguida é realizado a limpeza do local.

A superintendente da Defesa Civil Municipal, Elitânia Barros, frisou que a limpeza do córrego é uma determinação do prefeito Edivaldo como medida preventiva aos transtornos provocados pelo período chuvoso no local. Ela ressaltou que é importante o trabalho conjunto com a comunidade para garantir a eficácia das ações.

“Nós percebemos que desde 2013, quando iniciamos essa limpeza no córrego Fumacê, as famílias estão sendo bem menos afetadas no período chuvoso, para isso, é essencial que não seja jogado lixo no córrego. Na segunda quinzena de janeiro, nós iniciaremos a campanha educativa nos Núcleos Comunitários com o objetivo de preparar a comunidade para o período chuvoso, época em que são registrados sinistros nas áreas de risco em São Luís”, afirmou Elitânia Barros.

O trabalho de limpeza do córrego no bairro Fumacê é realizado em parceria com a Vale e envolve as Secretarias Municipais de Segurança com Cidadania (Semusc), Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Urbanismo e Habitação (Semurh), através da Blitz Urbana.

BNC  Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar