3 de dezembro de 2014

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Maranhão - SIND-UFMA realiza primeira assembleia

São Luis - O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Maranhão - SIND-UFMA, que propõe a renovação do movimento docente, realiza assembleia nesta sexta-feira, dia 05, em primeira chamada às 16h30, no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária

Da pauta da assembleia constará deliberação sobre o valor da contribuição associativa e informes sobre as atividades realizadas até agora, entre outros assuntos. Também será dada a largada para o lançamento estadual da campanha de filiação ao SIND-UFMA.

Segundo o presidente do SIND-UFMA, professor Gastão Correia, a entidade surge como um modelo alternativo na representação sindical dos professores universitários. “A proposta é agregar os professores que procuram novos caminhos para a construção de um movimento docente de qualidade, com conteúdo propositivo e fundamentalmente prático, para sugerir rumos para nossa universidade”.

Está marcado para os dias 04 e 05 de dezembro, no Hotel Luzeiros, a reunião do Conselho Deliberativo da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior – PROIFES, ao qual o SIND-UFMA é filiado, que contará com a presença do presidente da Federação Eduardo Rolim de Oliveira (ADUFRGS-Sindical).

Criação do sindicato - No dia 29 de maio de 2014, mais de 400 professores da Universidade Federal do Maranhão manifestaram sua concordância com a criação do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Maranhão, SIND-UFMA.  Professores do Bacanga e de todos os campi do continente, ativos e aposentados, foram unânimes em reconhecer a importância desse novo sindicato. Um antigo anseio da categoria foi consolidado: a criação do sindicato de docentes da própria UFMA.

O SIND-UFMA é um sindicato local, sustentado pela base e organizado nacionalmente na Federação dos Sindicatos dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior - PROIFES. Luta, portanto, para mudar estruturas arcaicas que não correspondem aos reais anseios dos trabalhadores da educação pública superior, por uma renovação do movimento docente e por uma organização que realmente represente seus interesses, tanto nos assuntos relativos à carreira, salário e melhores condições de trabalho, quanto na busca por uma educação nacional de qualidade.

Filiação – A campanha de filiação propõe um movimento sindical autônomo, um movimento que resgate a dignidade e a luta dos docentes - ativos e aposentados-, sem esquecer as necessidades básicas que um sindicato tem que cumprir, envolvendo ainda mais os professores e crescendo sua representatividade, inclusive pelos campi do interior do estado.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar