19 de dezembro de 2014

UFMA: PET de Biblioteconomia promoverá cursos de Oratória e Paleografia

Grande Ilha - O Programa de Educação Tutorial do Curso de Biblioteconomia, que visa elevar o conhecimento dos alunos através da formação do pensamento crítico e politizar as práticas pedagógicas, com suas atividades voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, promoverá dois cursos, em janeiro. 

O primeiro, ‘Paleografia: leitura e transcrição de manuscritos’, será ministrado pelo professor do Departamento de História, Manoel de Jesus Barros Martins, e pela historiadora Djalma Maracira Castelo Branco Muniz, que acontecerá no Anfiteatro do Curso de Comunicação Social, localizado no prédio de Ciências Sociais (CCSo), da Cidade Universitária do Bacanga, do dia 5 a 8 de janeiro de 2015, das 14h às 18h. Já o segundo, de ‘Oratória’, ministrado pelo professor e coordenador do curso de Comunicação, Silvio Rogério Rocha de Castro, será realizado do dia 12 a 14 de janeiro, às 14h30, no mesmo anfiteatro.
 
O curso Paleografia: leitura e transcrição de manuscritos, ministrado pelo professor Manoel Barros e pela historiadora Djalma Maracira, tem como finalidade proporcionar ao aluno conhecimento que lhe permite ler e interpretar fontes históricas manuscritas com grafia dos séculos XVII, XVIII e XIX. 

O curso se apresenta como uma grande oportunidade na aprendizagem da leitura e transcrição de manuscritos para a área arquivística e também para um público cada vez maior de pesquisadores de áreas como História, Antropologia, Biblioteconomia, Sociologia, Linguística, Filologia, Direito, entre outras. 

A leitura e a transcrição paleográfica são fundamentais pelo seu caráter propedêutico: o de possibilitar o acesso direto às fontes de pesquisa, sem depender da publicação de transcrições e/ou comentários, mas como essas fontes geralmente estão no local de trabalho do Bibliotecário, este pode contar com essa técnica para fazer e suas próprias pesquisas ou mesmo de outrem.

BNC Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar