4 de janeiro de 2015

Eleição para diretores acaba com curral eleitoral nas escolas públicas no MA

Grande Ilha - Uma das medidas anunciadas pelo governador Flávio Dino que terá profundo impacto no modus operandi da política no Maranhão, será a eleição dos diretores das escolas públicas no estado.

Com ampla influência nas regiões de atuação da escola, a indicação dos diretores obedeciam critérios políticos, servindo para atender os interesses eleitorais dos prefeitos e mesmo do próprio governador.

Prática que levava os diretores e, por consequência os professores e funcionários, a fazerem campanha política para manter o cargo, garantido apenas com a vitória dos seus candidatos; a quem posteriormente ficariam devendo favores pela indicação.

Uma corrente danosa que levava os gestores da unidades de ensino a satisfazer apenas o chefe político, que é “responsável” por sua “avaliação”, e não a comunidade escolar, incluindo os pais dos alunos.

Ao assinar o decreto que dispõe sobre o processo democrático de escolha dos gestores das unidades escolares com a participação da comunidade, Flávio Dino atende ao preceito constitucional de incentivo à colaboração da família e do exercício da cidadania, buscando a melhoria na qualidade de ensino.

Os candidatos a gestores terão dentre outras, já publicada no Diário Oficial de apresentar um plano de melhoria da escola com um diagnóstico da escola e da comunidade, analisando aspectos que demandem atenção especial, e os objetivos e metas a serem alcançadas.

Todos os concorrentes deverão possuir obrigatoriamente nível superior. Na unidade escolar onde inexistir candidato com a formação exigida poderão candidatar-se os profissionais da Educação Básica, que estejam cursando nível superior, ou que possuam formação de nível médio com magistério.

Nas unidades escolares onde inexistir candidato, os gestores/diretores serão indicados pela Secretaria de Estado da Educação.

Para fins de apuração do resultado da votação, nas escolas de Ensino Médio será estabelecido um critério de proporcionalidade de 54% para professores e funcionários da escola, 23% para os alunos e 23% para os pais de alunos.

Blog do Garrone
BNC Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar