7 de janeiro de 2015

Marlon sobre o comando da FUNC terá grande desafios.

Prefeito Edivaldo Holanda Junior saúda Marlon Botão na área cultural de São Luis
  Confira entrevista concedida ao Blog de Ed Wilson e repercutia pelo BNC NOTICIAS
O relações públicas, especialista em Comunicação Organizacional e dirigente do PT de São Luís, Marlon Botão, foi empossado ontem na presidência da Fundação Municipal de Cultura (Func), em solenidade na Prefeitura de São Luís. Ele substitui o professor Francisco Gonçalves, convidado a assumir a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular. 

Nesta entrevista, Marlon Botão expõe suas principais metas e concepções sobre a gestão da Func. “O poder público tem que fazer fomento, regulamentar e desenvolver políticas públicas de cultura, de acordo com as demandas das diversas linguagens e manifestações populares”, conceituou Botão. Confira a entrevista:

Blogue – Como você recebeu o convite para dirigir a Fundação Municipal de Cultura de São Luís (Func)?

Marlon Botão – Um grande desafio, que aceitei com dois propósitos: continuar o trabalho feito pelo professor Francisco Gonçalves e equipe e contribuir para que haja avanços na minha gestão à frente da Func. Temos plena confiança na determinação do prefeito Edivaldo Holanda Junior e do governador Flávio Dino em trabalhar de forma colaborativa na área cultural, entendendo essa dimensão humana como fundamental para o desenvolvimento.

Blogue – De que forma você pretende conduzir a gestão na Func?

Marlon Botão – Essencialmente com transparência e participação popular, tendo como parâmetro o Plano Municipal de Cultura e buscando parcerias com o Governo do Estado. Sou da mesma geração do governador Flávio Dino e temos sensibilidade para buscar o diálogo e construir ações conjuntas na efetivação de políticas públicas para a cultura.

Blogue – Qual a sua concepção de cultura para a cidade de São Luís?

Marlon Botão – O poder público tem que fazer fomento, regulamentar e desenvolver políticas públicas de cultura, de acordo com as demandas das diversas linguagens e manifestações populares, oportunizando acesso, salvaguarda e principalmente como espaço de inclusão para o desenvolvimento sustentável.

Blogue – Que tipo de tratamento será dispensado aos gestores, grupos culturais, movimentos organizados, artistas e produtores?

Marlon Botão – Diálogo e construção coletiva. A referência é o Conselho Municipal de Cultura.

Blogue – Como será o diálogo com a Câmara de Vereadores e o tratamento das emendas parlamentares?

Marlon Botão – Acredito que os vereadores querem o melhor para a cidade de São Luís, sendo assim, as emendas terão um tratamento republicano. Recurso público deve ser aplicado para atender às necessidades coletivas da população.

Blogue – Como estão os preparativos para o Carnaval 2015, o São João e a Feira do Livro?

Marlon Botão – O carnaval está sendo organizado com o nosso planejamento apertado, mas não tenho dúvidas que realizaremos uma grande festa e desta vez com a parceria do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, dirigida pela professora Ester Marques, e uma grande participação popular, tanto na passarela como nos bairros. O São João, Feira do Livro e todos os outros eventos para 2015 terão os seus projetos finalizados até o início de fevereiro e execução ao longo do ano.

Blogue – A Feira do Livro 2015 será realizada na praça Maria Aragão ou no Centro Histórico?

Marlon Botão – A Feira do Livro é um evento importantíssimo da Cidade de São Luís e aborda uma temática que é fundamental para o desenvolvimento social e humano - o conhecimento. Portanto, temos que realizá-la com a estatura devida e de forma que a população participe e fique satisfeita. O ideal é realizar no Centro Histórico, que tem identidade com a Feira do Livro, é um patrimônio cultural da humanidade e uma importante referência da cidade, mas que precisa de cuidados e celeridade no processo de revitalização. 

Blogue – Que tipo de inovações serão implementadas na sua gestão para os grandes eventos de São Luís?

Marlon Botão – Temos mais interesse em satisfazer e ter muita participação popular nos eventos públicos que realizaremos. Para isso, trabalharemos com planejamento e dedicação da equipe da Func, que já pude constatar ser muito competente.

Blogue – A Func vai buscar parcerias com a iniciativa privada? Como estão as conversações nesse sentido?

Marlon Botão – As parcerias já estão sendo construídas. Com a Secretaria de Cultura do Estado, através do diálogo com a professora Ester Marques, já está bem avançada e com a iniciativa privada estamos iniciando. Tenho certeza que 2015 será o ano da consolidação de grandes parcerias.
BNC Entrevista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar