20 de janeiro de 2015

Rose Sales visita comunidade do Assentamento Gisele, localizado na zona rural de São Luis.

Ver. Rose Sales visita Assentamento Gisele.
Ver. Rose Sales durante visita ao Assentamento Gisele.
A vereadora Rose Sales (PCdoB), o Assentamento Gisele, localizado na zona rural de São Luis. Sales estava acompanhada do secretário Municipal do Meio Ambiente, Marco Aurélio Ayres Diniz, técnicos da prefeitura, lideranças comunitárias e moradores em geral. 

Na condição de presidenta da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, Rose Sales demonstrou-se indignada com a forma abusiva, desrespeitosa e predatória com que as empreiteiras construíram as Unidades Habitacionais da Ribeira, sobretudo quanto ao lançamento de resíduos sólidos e a descarga d’ água para a comunidade.

“Lamentável a forma como as empresa estão tratando a comunidade. Mas terão que reparar tudo, o rio, as nascentes e o brejo que assorearam, e de onde os moradores pescavam e retiravam o abastecimento, mas que agora virou um extenso chão batido com dezenas e dezenas de juçareiras, buritizeiros e outras árvores mortas. Agiram segundo aquele comportamento ‘pobre que se exploda!’, mas não vamos aceitar”, garantiu.

Não bastassem todos estes abusos, a vereadora constatou ainda que vários poços artesianos foram soterrados, vias e ruas deram lugar à crateras obrigando alguns moradores, inclusive, a abandonarem suas casas.

Rose Sales espera que todos estes problemas possam ser contornados a partir de uma reunião, articulada por ela, entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh ), e ainda as empreiteiras, a Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal (CEF) e a comunidade, cujo objetivo é a assinatura de um TAA – Termo de Ajustamento Ambiental.

“A situação socioambiental no Assentamento Gisele é muito grave. Por isso resolvi convidar a Semmam, a Semurh, a CEF, além das construturas e representantes da comunidade, para uma reunião no próximo dia 26 a fim de que possamos chegar a um entendimento sobre assinatura de Termo de Ajustamento Ambiental, contendo ações e prazos bem definidos desde o início à conclusão das intervenções, considerando que a Prefeitura de São Luís tem que garantir concretamente um basta nessa situação, uma vez que já faz mais de um ano que eu e a comunidade estamos nessa luta em defesa do Assentamento Gisele”, assegurou a vereadora.

O Secretário de Meio Ambiente, Marco Diniz, sensível com o grave quadro, demonstrou grande disposição para ajudar a resolver esta situação que tem se tornado um pesadelo para o moradores.

Confiram as imagens:
rose_sales1
Rose Sales mostra o que um dia foi uma rua.

Rose Sales fala como moradores na pressença do secretário Marcos Aurélio.
Rose Sales fala como moradores na presença do secretário Marco Aurélio.
Sem comentários...

Desmatamento.
Desmatamento.
Moradores reclamam da situação da comunidade.
Moradores reclamam da situação da comunidade.

Fonte: Blog Robert Lobato
BNC Comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar