9 de fevereiro de 2015

Prefeitura realiza ação de conscientização em DST/AIDS na Liberdade

Grande Ilha  - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou na manhã desta sexta-feira (6), no bairro da Liberdade, uma ação de conscientização contra as DST´s e a AIDS. Na ocasião, foram distribuídos nas ruas e no mercado municipal do bairro, 7.200 preservativos masculinos e femininos e realizados testes rápidos para diagnóstico do vírus HIV.

Segundo a diretora-geral do Centro de Saúde da Liberdade, Gabriela Diniz durante toda a semana do carnaval, novas ações serão realizadas. "Estaremos à disposição das pessoas para dar esclarecimentos sobre as formas de prevenção e, assim, colaborar para a redução dos índices de transmissão da doença nesse período de festa", explicou a Gabriela Diniz.

Técnicos do Centro de Saúde da Liberdade e profissionais de outras unidades da rede pública do município participaram da ação, cujo objetivo foi incentivar a conscientização das pessoas, por meio de esclarecimentos sobre as doenças sexualmente transmissíveis, especialmente no período do carnaval.

O feirante José Aparecido Pereira, de 32 anos, recebeu alguns preservativos, durante a ação. "É uma forma de a gente ficar mais seguro, e é importante saber que as autoridades públicas estão preocupadas com a nossa saúde", disse. A dona-de-casa Francisca Oliveira, de 29 anos, que também recebeu preservativos, elogiou a iniciativa. "Tenho muita preocupação em não pegar estas doenças e receber estes preservativos me deixou ainda mais segura a respeito", afirmou.

Atualmente, segundo dados da Semus, existem 4.080 casos confirmados de pessoas com o vírus HIV na capital maranhense. Na semana que vem, o Ministério da Saúde divulgará novos dados referentes à doença. A Semus realizará, até o fim deste mês, ações estratégicas para a prevenção das DST´s e AIDS. A campanha deste ano, cujo foco é o folião, tem como tema "Eu me previno. Eu me testo. Eu me conheço" e usa a hashtag #partiuteste.

BNC  Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar