18 de março de 2015

Governo faz levantamento dos projetos da área rural de Timon

Foto: Divulgação - Operário trabalha na embalagem da cajuína produzida no povoado Coheb II, em Timon
Grande Ilha - “Conheci uma realidade positiva que comprova que é possível desenvolver a agricultura familiar no Maranhão”. Essa foi a avaliação do secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, após visitar projetos agrícolas em áreas de assentamentos viabilizados pelo Crédito Fundiário, na zona rural de Timon, cerca de 370 km de São Luís.

Um dos projetos visitados fica no assentamento Buritizinho, onde 25 famílias cultivam maracujá, cheiro verde, quiabo, melancia, feijão e milho, em uma área irrigada de 12 km de extensão. A produção tem destino certo que são o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), criados pelo Governo Federal para garantir o acesso à alimentação.

O PAA, criado em 2003, compra os produtos dos agricultores para atender pessoas em situação de risco nutricional como indígenas, quilombolas e acampados. No PNAE, a produção dos agricultores é destinada à merenda escolar das redes públicas.

A agricultora Ana Célia, do assentamento Buritizinho, ressalta que tem rendimentos mensais superiores a um salário mínimo, mas tem a esperança de melhorar a produção e ampliar a comercialização, com os novos incentivos da gestão estadual na agricultura familiar.

No povoado Coheb II, o secretário Adelmo Soares visitou a pequena fábrica da Cajuína Humaitá, que produz, artesanalmente, mil unidades por dia. O produtor Manoel Mendes espera melhorar as instalações físicas da fábrica e ampliar a produção para duas mil unidades. Segundo ele, a cajuína é vendida para todo o Brasil e outros países.

Sementes selecionadas

Outro projeto visitado pelo secretário e sua equipe foi no sítio São Judas Tadeu, onde Adelmo Soares conheceu o trabalho de 25 anos do servidor aposentado da Embrapa, Ivo Pinto, que produz sementes de milho e do feijão-caupi (BRS Aracê e BRS Guariba). “O Aracê eu trouxe dos Estados Unidos. É de excelente qualidade, mas ainda não está no mercado. Brevemente, será lançado com perspectiva de grande produção”, explica o produtor.

Leite é vida

A produção de leite caprino, na Comunidade Mata Passos, também recebeu a visita do secretário Adelmo Soares. O projeto faz parte do programa Leite é Vida e ajuda no combate à fome e à desnutrição infantil.

Retomado pela Prefeitura de Timon, o projeto está beneficiando 25 famílias de produtores. Cada uma recebeu três cabras matrizes e um bode reprodutor de puro sangue para iniciar a pequena criação, além de capacitação sobre o manejo reprodutivo e produtivo das cabras.

Adelmo Soares encorajou os trabalhadores a manter suas produções e informou que haverá mais assistência no campo, que está entre as metas do governo do Estado para melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais e promover a distribuição de riquezas do estado.

Fonte: SECOM/MA
BNC Agricultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar