24 de março de 2015

Jefferson Portela destaca a importância do GGI e a integração das forças policiais

Grande Ilha - O sistema de segurança pública tem atuado de forma firme e alcançado resultados expressivos com ações pontuais, preventivas e repressivas em todo o estado do Maranhão. Essa produtividade é o reflexo da unidade entre as forças que compõem o sistema e das ações de promoção da paz determinadas pelo governador Flávio Dino.

Para o secretário Jefferson Portela, a articulação existente, atualmente, entre as Polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros vai da área dos comandos até as linhas de trabalho nas ruas. “Nós alcançamos um nível de integração muito mais rápido do que eu imaginava. Vimos uma integração muito forte, inclusive avançando para outras instituições”, ressaltou o secretário.

Uma das ferramentas da atual gestão para o fortalecimento da segurança com demais órgãos é o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que consiste em um fórum deliberativo e executivo formado por representantes dos vários setores ligados à segurança pública, focado em desencadear ações enérgicas em todo o estado. O GGI é regido por portaria emitida pelo Ministério da Justiça.

A primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada aconteceu, dia 12 de março, no Palácio dos Leões. O encontro foi presidido pelo governador Flávio Dino, que destacou o GGI como poderosa arma no combate à violência, com atuação forte das polícias integradas.

A reunião contou com representantes das três esferas do poder, que compartilharam ações de inteligência para garantir a efetividade no combate ao crime organizado e no enfrentamento à violência.  As medidas articuladas visam à promoção da paz, combate intenso contra o tráfico de drogas e à criminalidade.  Na ocasião, o governador encaminhou a criação de uma comissão temática formada por movimentos sociais, igrejas e sociedade civil.

Segundo Jefferson Portela, os componentes do GGI vão agir de modo integrado na identificação, no planejamento, na execução e monitoramento dos índices de violência no estado do Maranhão. “O foco do Gabinete de Gestão Integrado é articular instituições federais, estaduais e municipais, com meta em resultados, como a redução da prática de crimes e de violência de qualquer natureza”, frisou.

O secretário destacou que o órgão tem por finalidade integrar o Poder Público e a sociedade em medidas de prevenção da criminalidade. Jefferson Portela ressaltou ainda que o GGI priorizará a integração e o planejamento das ações.

O Gabinete de Gestão Integrada é formado por Conselheiros Tutelares, Polícias Militar, Civil e Federal, Guarda Municipal, Poder Judiciário, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, entre outros.

BNC Polícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar