24 de março de 2015

Reitor edita resolução para regularização fundiária no Sá Viana, Jambeiro e Vila Embratel

Grande Ilha - O reitor Natalino Salgado assinou nesta segunda-feira, 23, a Resolução nº 1182-CD de 20 de março de 2015, em que autoriza a adoção dos procedimentos legais para regularização fundiária dos terrenos da UFMA localizados nos bairros do Sá Viana, Jambeiro e Vila Embratel.
 
A resolução é fruto de um processo histórico de ocupação dos terrenos pertencentes à Universidade, que resultou na criação dos bairros Sá Viana, Jambeiro e Vila Embratel. O termo considera a necessidade urgente de estabilização de certas situações jurídicas, principalmente em virtude do transcurso do tempo e da boa fé, em homenagem aos princípios da segurança jurídica e da proteção à confiança.
“Considerando a dívida histórica que a UFMA possui com os moradores dos bairros Sá Viana, Jambeiro e Vila Embratel, o reitor, na qualidade de presidente do Conselho Diretor, resolve autorizar a adoção de todos os procedimentos legais para efetivar a regularização fundiária dos terrenos localizados nos bairros Sá Viana, Jambeiro e Vila Embratel, pois não tem mais interesse jurídico nestes terrenos que atualmente pertencem à UFMA”, determina a resolução.
José Ribamar Paêta, morador do Sá Viana há 37 anos, agradeceu a atitude da atual administração, uma vez que foram anos de muito sacrifício para obter essa titulação. “Cabe a nós, agora, lutarmos junto ao Estado para regularizamos perante o governo. Agradecemos muito a participação da Universidade em nossos bairros, porque entendemos que aqui é uma riqueza de ensinamento”, afirmou.
O presidente da Associação do Sá Viana, Alex Rodrigues, parabenizou o reitor Natalino Salgado e destacou a forma como se relaciona com as comunidades no entorno da UFMA. “Observamos o compromisso deste reitor para com a Universidade e não temos dúvidas de que ele deixará seu mandato como o melhor reitor de todas as gestões que aqui já passaram. Hoje, o Sá Viana está feliz com a assinatura desta resolução”, comemorou.
A proposição dessa resolução foi feita pelo próprio reitor ao Conselho Diretor da UFMA, que o aprovou por unanimidade. “Em síntese, o colegiado máximo da Universidade está informando à sociedade que não tem mais interesse jurídico nesses terrenos, que estão além dos muros da UFMA, possibilitando aos legítimos possuidores a chance de adquirir a tão sonhada propriedade, dando concretude ao direito fundamental à moradia”, relata o reitor. Segundo Natalino Salgado, com esta atitude a UFMA, por meio do colegiado máximo, demonstrará que é uma instituição fortemente comprometida com o crescimento, mas que este deve estar induvidosamente aliado à inclusão social.
Presidente da Federação das Uniões de Moradores de Bairros e Entidades Similares do Maranhão (FUMBESMA), Aldecy Lima, também moradora há 37 anos do Sá Viana, lembra que a obtenção desta titulação foi o resultado de uma árdua luta. “Já brigamos muito pela legalização da terra. Fico muito feliz em fazer parte deste sonho, que não é só meu, mas de cada um de nós”, disse.
O reitor lembrou que em 2016 a UFMA completará 50 anos e estava mais que na hora desse gesto. “Hoje temos um contingente enorme de famílias morando nessas regiões. Estamos fazendo um levantamento junto com as comunidades e verificamos que há um prejuízo incalculável pelo fato das terras serem de propriedade federal. Os moradores não podem fazer empréstimos bancários e nem vender seus imóveis. Resolvi elaborar essa proposta como um projeto de inclusão social em solidariedade e amparo a essas comunidades”, explicou Natalino Salgado.
BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar