18 de março de 2015

Prefeitura inicia fase de compras do Programa de Aquisição de Alimentos

Grande Ilha - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), inicia o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com a compra da produção dos agricultores familiares da zona rural de São Luís. Nesta primeira etapa, serão adquiridos hortifruti, frango e produtos oriundos do extrativismo das regiões de Matinha, Cinturão Verde e Tajipuru, beneficiando diretamente 26 comunidades.

O Termo de Compromisso entre a Prefeitura e os agricultores será assinado na próxima sexta-feira (20), na Central de Recebimento de Matinha, zona rural da capital. De acordo com o prefeito Edivaldo, o PAA vai trazer benefícios imediatos para a população, representando uma ação concreta para o enfrentamento da fome e da insegurança alimentar.

Foram destinados pelo governo federal para a execução do programa recursos na ordem de R$ 1,6 milhão. "Temos a satisfação de por em prática esse programa que era muito esperado pelos pequenos agricultores. O programa vai alimentar quem necessita e impulsionar a produção na zona rural", disse a titular da Semsa, Fatima Ribeiro.

O agricultor Edson de Sousa Almeida, 45, da comunidade Matinha-Maracanã, destacou que o maior benefício do programa é a venda garantida do que é plantado. "Isso é essencial para estimular a produção e vai melhorar muito a nossa vida. Esse programa é muito importante e chegou em boa hora", disse. A comunidade Matinha-Maracanã reúne 25 produtores e cultiva verduras e frutas. Para o PAA vão fornecer polpa de frutas.

Os recursos serão repassados direto aos produtores (crédito em conta bancária) de acordo com o fornecimento de cada um. Nesta primeira etapa são 300 agricultores rurais cadastrados. Os alimentos serão distribuídos pela Semsa, em parceria com a Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) aos beneficiários inscritos em instituições sociosassistenciais e nos hospitais Socorrão I e II. São entidades que trabalham com populações em risco de segurança alimentar e nutricional e atendidas pelos hospitais municipais.

BNC Agricultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar