28 de abril de 2015

Corregedoria da Justiça promove mutirão de audiências em Mirinzal

Grande Ilha - A Corregedoria da Justiça do Maranhão iniciou na manhã desta segunda-feira (27) mais uma etapa do projeto Comissão Sentenciante, desta vez com a finalidade de realizar 284 audiências na Comarca de Mirinzal (167 Km de São Luís) até a próxima quinta-feira. Dentre as audiências, destaque para os processos relativos a Lei 9.099/95 (Lei dos Juizados Especiais), que levará a pauta pelo menos 240 ações.

Segundo explicou o juiz Rodrigo Nina, uma equipe de servidores esteve no início do mês de abril em Mirinzal e, juntamente com os servidores locais, organizou a agenda de trabalho e o envio das intimações. Completam a pauta de audiências 27 processos criminais, 03 de família e 14 de justificação, estes relacionados à retificação de registro civil de nascimento e de óbito.

A Comissão Sentenciante foi criada no início de 2014 e funciona como uma unidade judiciária itinerante. Os quatro juízes que atuam no projeto têm competência para realizar todos os procedimentos necessários ao andamento dos feitos judiciais contemplados em cada etapa da execução da iniciativa. Os juízes também podem decidir e sentenciar, garantindo a celeridade e efetividade na entrega do direito reclamado.

O projeto criado pela Corregedoria é coordenado pela juíza auxiliar Francisca Galiza e é implantado em unidades judiciais com dificuldades na tramitação de processos em consequência da grande demanda. A finalidade é garantir a eficiência e a razoável duração do processo. Outro fator decisivo para implantação da iniciativa em algumas comarcas é a falta de juízes titulares, virtude de promoção e afastamento.

Também participam desta etapa do projeto – que este ano já foi realizado nas comarcas de Santa Inês e Pinheiro – as juízas Tereza Palhares e Larissa Tupinambá, além dos servidores Hayla Castelo Branco, Jocelmo Aires e José Kennedi Sousa.

Continuidade – Após Mirinzal, será a vez da Comarca de Viana, que receberá o projeto no período de 04 a 08 de maio. O mutirão na cidade da Baixada Maranhense contará com a mesma equipe de magistrados e servidores, além do reforço do juiz Gustavo Medeiros. Conforme informou Tereza Palhares, toda a pauta já está organizada e as intimações já emitidas.

BNC Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar