2 de abril de 2015

Prefeitura tem software para controle de dados de fiscalização ambiental

Grande Ilha - A Prefeitura de São Luís, por meio da sua Secretaria Municipal de Meio Ambiente, já disponibiliza em seu portal um módulo de fiscalização, em fase de implantação, que auxiliará a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) em um controle maior sobre dados relativos às fiscalizações ambientais. O sistema foi desenvolvido pela Giap, empresa da área de Tecnologia de Informação e Comunicações (TIC) que desenvolve softwares que agregam inteligência à gestão pública, proporcionando agilidade e informações precisas para a tomada de decisão.

Atualmente, todos os processos da Semmam relativos à fiscalização são físicos, mas o secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Aurélio Diniz, garante que uma parte dos documentos estará disponível no meio digital também até o final de 2015. "Assim, a empresa ou pessoa física que for autuada pela secretaria poderá, no próprio site da Prefeitura, obter informações que são do seu interesse, como o local da autuação, o motivo, valor da multa e data em que a equipe de fiscalização o autuou", informa.

Ele revela ainda que o sistema propicia que a Semmam já trabalhe com o acompanhamento dos processos de autuação de forma interna, mas o objetivo é que até junho, o sistema seja colocado à disposição da população, a partir de uma parceria com a Secretaria Municipal Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe). A Semmam e a Sempe também trabalham alinhadas no Sistema de Gerenciamento Ambiental, ferramenta que deverá estar em funcionamento a partir de junho deste ano.

Outra meta da Semmam é fomentar um banco de dados para consulta pública. Nesse sistema, a população poderá acompanhar o desenvolvimento de projetos e iniciativas da pasta, como o Parque do Diamante, a Carta de Arborização, Geoprocessamento, Áreas Verdes, Guardas do Verde, Projeto Resíduo Zero e outros.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar