2 de abril de 2015

Mais de 800 mil estudantes maranhenses estão inscritos na OBMEP

Grande Ilha - Mais de 800 mil estudantes de 3.588 escolas públicas de todos os municípios maranhenses, se inscreveram para a 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os dados, levantados pela secretaria de Estado da Educação (Seduc), nesta quarta-feira (01), apontaram que o Maranhão, com 801.891 inscritos, ocupa a quarta posição no ranking de inscrições entre os demais estados brasileiros.

De acordo com o relatório feito pela Seduc junto à coordenação regional da OBMEP, a participação de 100% dos municípios maranhenses na olímpiada demonstra uma significativa melhoria em relação às edições anteriores. O estado alcançou um percentual de 90,18% de alunos participantes na competição.

“Seguindo determinação do governador Flávio Dino, realizamos uma força tarefa para alcançar todo o território maranhense, o que oportunizará, assim, a descoberta de talentos em todos os municípios. Além disso, o aumento do número de inscritos demonstra que os gestores, estudantes e professores estão motivados em otimizar o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática”, destacou a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres.

Quanto à quantidade de escolas inscritas por unidade da federação, o Maranhão perdeu apenas para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. As inscrições para a 11ª edição da OBMEP terminaram na terça-feira (31) para todas as escolas públicas do Brasil.

Nesta quarta-feira (01) foi disponibilizado no site da Seduc (www.educacao.ma.gov.br) material de estudo para alunos e professores com acesso direto ao portal da OBMEP (http://www.obmep.org.br/). O conteúdo reúne material direcionado às disciplinas do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Além disso, o portal oferece apostilas e dicas.

Premiação

A 11ª OBMEP premiará 6.500 alunos com medalhas (500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze) e cerca de 46.200 com menções honrosas. Mas, o grande prêmio para os medalhistas da OBMEP é participar do Programa de Iniciação Científica Jr. Realizado por meio de encontros mensais, em cerca de 80 polos espalhados pelo país, e de fóruns virtuais, o programa tem como objetivo principal despertar nos alunos o interesse pela matemática e pela ciência em geral. Os participantes recebem uma bolsa do CNPq, apoio logístico (para as aulas presenciais) e material didático. Além dos estudantes, a OBMEP também premia professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacarem em virtude do desempenho dos seus alunos.

As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 2 de junho e a data limite para as escolas enviarem os cartões de resposta dos alunos classificados para a segunda fase será em 12 de junho. No dia 12 de agosto serão divulgadas as relações dos classificados para a segunda fase e o local para a realização das provas. As escolas terão de 12 agosto a 11 de setembro para indicarem os professores dos alunos classificados. A divulgação do resultado final ocorre em 27 de novembro.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação, e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e das Secretarias de Educação estaduais e do Distrito Federal. O objetivo é incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos entre estudantes das escolas públicas brasileiras.

Olimpíada Brasileira de Astronomia

O Maranhão também garantiu a participação de 20 mil alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), cujas inscrições terminaram na terça-feira (31). A competição é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (www.sab-astro.org.br), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (www.aeb.gov.br).

A OBA é aberta à participação de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais. Não há exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os mesmos devem preferencialmente participar de foram voluntária. Podem participar da OBA alunos do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.

BNC Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar