16 de abril de 2015

Sinfra e Uema discutem acordo de cooperação técnica entre as instituições

Grande Ilha - Representantes da secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) iniciaram, nesta terça-feira (14), tratativas para firmar acordo de cooperação técnica entre as duas instituições. A ideia é formalizar um convênio entre a Sinfra e o curso de Engenharia Civil da Uema para fornecimento de estágio aos alunos concludentes e consultoria de professores nos diversos projetos desenvolvidos pela secretaria.

Segundo o secretário Clayton Noleto, a parceria é importante para fortalecer os vínculos entre as diversas instituições estaduais, aproveitar o conhecimento científico acadêmico local e oferecer campo de estágio para os estudantes. “Ajudamos a Uema a criar oportunidades para os jovens universitários e buscamos eficiência nos projetos e obras desenvolvidas pela Sinfra, com aplicação de ciência e pesquisa por meio da consultoria com os professores, aproveitando o corpo técnico qualificado da Universidade”, ressaltou.

Os representantes da Uema também destacaram os aspectos positivos da parceria. Para o vice-reitor Walter Canales, o envolvimento nas ações da Sinfra será importante para a formação dos futuros engenheiros civis. “Além da formação de mão de obra e da consultoria dos professores para solução de problemas técnicos, vamos formatar um curso de especialização em obras públicas, abrindo um importante campo de atuação e formação dos alunos”, adiantou. “A parceria vai melhorar a qualidade do ensino no curso, aproximando a Uema das demandas do Estado e permitindo aos alunos e professores a participação nas obras”, afirmou o coordenador do curso de Engenharia Civil, Eduardo Aguiar.

Na semana que vem será realizada uma nova reunião com representantes das duas instituições, para elaborar a minuta do convênio de parceria, que será apresentada ao governador Flávio Dino. “O governador tem conhecimento e apoia essa iniciativa, que segue uma determinação dele, de estabelecer parcerias entre os órgãos do Estado, visando o desenvolvimento do Maranhão”, destacou Clayton Noleto.

Participaram da reunião além do secretário de estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, o coordenador do curso de Engenharia Civil, Eduardo Aguiar e o vice-reitor da Uema, Walter Canales.

BNC Cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar