Embora atualmente estejam presentes em modelos conceituais ou do
segmento de luxo, os faróis de LEDs deverão se popularizar rapidamente e
ter 20% do mercado mundial até 2020. A previsão é da Osram, um dos
fabricantes mais renomados do setor.
Atualmente, um farol de halogênio pode custar US$ 20 para a
montadora, enquanto o de xenônio varia entre US$ 60 e US$ 80. Um
projetor de LED custa entre US$ 120 e US$ 180. Primeira opção na lista
dos designers para criação de conceitos, os diodos emissores de luz são
desejados pelos fabricantes de automóveis, pois são duráveis, compactos e
eficientes, tanto do ponto de vista energético quanto de segurança.
A Osram acredita que o LED deverá ter seu custo equiparado ao do
xênon nos próximos três anos, facilitando assim a penetração da
tecnologia em carros comuns. Algum tempo atrás, a empresa lançou um LED
genérico, que foi utilizado em diferentes funções pelas montadoras,
sendo luzes diurnas, faróis de neblina, faróis principais, lanternas,
luz de freio, etc.
O LED consome em média 15 watts, enquanto um farol comum gasta 65
watts. Além de mais econômicos em termos energéticos, os faróis com
diodos emissor de luz podem agregar tecnologias mais modernas para
iluminação segura. A Audi lançou no A8 2014 um novo projetor de facho
alto que desliga alguns feixes, a fim de criar lacunas para evitar
ofuscamento do condutor em sentido contrário.
Sistemas anteriores ainda usam persianas mecânicas para criar efeito
semelhante. Atualmente existe uma limitação de 70 metros em facho baixo
para LEDs, mas o fabricante acredita que essa barreira será superada.
Atualmente apenas a Osram e a Hella utilizam escurecimento através do
desligamento de diodos.
Fonte; Noticias Automotivas
BNC Carro
