24 de julho de 2014

Prédio do Departamento de Empreendedorismo da UFMA será entregue em setembro

ufmaA Universidade Federal do Maranhão vai inaugurar em breve um prédio dedicado inteiramente a fomentar o empreendedorismo no Estado. A obra, em fase final de conclusão, deve estar pronta até o final de setembro. O local abrigará as empresas juniores já existentes na UFMA e é dotado de completa infraestrutura para instigar a comunidade acadêmica a vivenciar a prática empreendedora e de inovação tecnológica no ambiente universitário.

Na última segunda-feira (21), o reitor Natalino Salgado acompanhado do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Ferreira Costa, dos secretários adjuntos da Sectec, José Torres e Osvaldo Saavedra, além de técnicos e docentes da UFMA vistoriou a obra, construída com recursos do governo do estado. Orçado em R$ três milhões, o prédio do Departamento de Empreendedorismo – DEMI – contará com 38 salas para implantação das empresas juniores e incubadoras de empresas, distribuídas em dois pavimentos, duas salas para reuniões, banheiros com acessibilidade para pessoas com deficiência e elevador. 

Segundo o coordenador do Demi da UFMA, Areolino Neto, não faz parte da cultura universitária, da maioria do País, envolver as duas atividades (formação para o mercado de trabalho e formação para a carreira acadêmica). “A proposta para a criação de um departamento que lidasse com o empreendedorismo surgiu na década de 90, mas não avançou. Em 2010, o projeto ganhou força e o departamento foi criado na UFMA”, explica, enfatizando que esta atividade permite aos estudantes, durante a graduação, compreenderem as especificidades que a formação superior lhes garante no mercado de trabalho.

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Estado do Maranhão, por sua vez, atende a um público maior que as empresas juniores e auxilia os estudantes de graduação a consolidar sua imagem no mercado de trabalho. Também ajuda a fomentar a pesquisa dentro de uma empresa, contemplando outros empreendedores, mesmo aqueles que nunca passaram pela Universidade.

O reitor Natalino Salgado ressalta a importância do papel que o Centro de Empreendedorismo terá na formação acadêmica dos futuros profissionais, uma vez que a obra faz parte de um conjunto de estímulos à cultura empreendedora. “Aqui será um espaço para que os jovens desenvolvam suas empresas juniores e incubadoras e possam aliar o conhecimento científico às suas habilidades específicas", realçou. A Universidade Federal do Maranhão possui hoje 15 empresas juniores (ver quadro) ligadas aos diversos cursos da instituição.

O Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Ferreira Costa, diz acreditar que a obra é de grande impulso para a capacitação dos maranhenses e a geração de emprego e renda. “Com certeza, este Centro irá despertar nos acadêmicos o espírito empreendedor, no momento em que esta obra atende um dos principais anseios do governo estadual, que é possibilitar aos maranhenses uma melhoria na qualidade de vida através da qualificação profissional, do empreendedorismo e da inovação tecnológica", enfatizou.
Cursos da UFMA que possuem Empresa Junior
Empresa Júnior
Curso
LABOTUR
Turismo
CONNECTION
Computação
EJEL
Engenhara Elétrica
QUARQI JR.
Química Industrial
NOVAMENTE
Psicologia
ACQUA JR.
Ciências Aquáticas
GEOTEC
Geografia
MUTUAL
Ciências Biológicas
EJECON
Economia
MARISMA
Oceanografia
ECOJAGRO
Agronomia
ESTALO
Design
CONTABILITAD
Contabilidade
ACTIO
Ciências Sociais
CONNECTIVA
Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar