27 de julho de 2014

Prefeitura anuncia redução de 33% nos casos de dengue no primeiro semestre

Agentes de saúde intensificaram os trabalhos e também foram realizadas campanhas de conscientização
São Luis - A Prefeitura de São Luís registrou uma redução de 33% no número de casos de dengue no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Secretaria de Saúde (Semus) e contabilizam 710 ocorrências de janeiro a junho de 2013 enquanto em 2014 foram 478 registros.

O coordenador do programa de Combate à Dengue da Semus, Pedro Tavares, esclarece que é orientação do prefeito Edivaldo a intensificação dos trabalhos de prevenção. Como estratégia de combate à proliferação do mosquito, os agentes de saúde intensificaram os trabalhos e também foram realizadas campanhas de conscientização nas comunidades.

Assim como no ano passado, o levantamento da Semus mapeou os bairros com maiores índices de notificações de dengue. Este ano o São Francisco teve o maior número de registros com 40 casos, seguido dos bairros Coroadinho (30), Vila Palmeira (26), Vila Embratel (18), Bequimão (15), João Paulo (11) e Bom Jesus (11). Esse mapeamento serve para direcionar as ações da Semus para o combate à dengue.

O coordenador Pedro Tavares informou que no segundo semestre deste ano serão reforçadas as ações de visitas dos agentes de saúde às residências e a nebulização, por meio dos carros-fumacê, especialmente, nos bairros com maior incidência. “É importante alertar para que o cidadão também faça a sua parte, tomando as medidas preventivas e necessárias para evitar o aumento da incidência da doença”, afirmou.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e se espalha rapidamente no mundo. Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde (MS), estima-se que nos últimos 50 anos, a incidência da doença aumentou 30 vezes e que, a cada ano, ocorram 50 milhões de infecções por dengue.

Foto: Arquivo
BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar