27 de julho de 2014

Prefeitura desenvolve cooperação técnica em saneamento ambiental com universidade holandesa

Prefeito Edivaldo recebe professor da Wageningen University, Luewton Agostinho, para debater plano integrado para área de saneamento
São Luis - O prefeito Edivaldo recebeu em audiência esta semana, no Palácio La Ravardière, o professor Luewton Lemos Felicio Agostinho, da Wageningen University, na Holanda, para discutir a cooperação técnica iniciada ainda em 2013 com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) para implantação de um plano de saneamento ambiental integrado para São Luís.

“Agradeço a parceria e a contribuição do professor, que mesmo estando em outro país, se preocupou em buscar solução para uma área tão carente em nossa cidade, que é o saneamento. Queremos dar o primeiro passo para esse processo se tornar realidade e, assim, deixar um bom legado da gestão para a cidade de São Luís”, destacou o prefeito.

O projeto foi iniciado em agosto do ano passado e teve os primeiros resultados apresentados em maio deste ano. Foi realizada uma análise financeira dos custos de implantação e os recursos que podem ser aplicados. O titular da Semmam, Rodrigo Maia, destacou a importância da parceria para a cidade de São Luís.

“A ideia da parceria é trabalhar soluções e inovações do saneamento para a cidade de São Luís e sermos uma referência para o país no modelo de saneamento de forma integrada. O projeto precisa ser discutido na cidade, que tem vários problemas de saneamento e que pretende começar a solucioná-los ainda nesta gestão”, disse o secretário.

Segundo o professor Luewton Lemos Felicio Agostinho após a fase de captação de recursos serão iniciados testes para avaliar todas as condições necessárias para a melhor execução do projeto. “Iremos operar por oito meses a um ano e conhecer as dificuldades do processo de implementação e, quando essa parte prática for finalizada, enviaremos um relatório técnico à Prefeitura para andamento das licitações para o plano de saneamento”, explicou o professor.

Uma das propostas apresentadas para captação de recursos é que ele seja feito juntamente com o Programa "Minha Casa, Minha Vida", que compõe o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), financiado pelo Ministério das Cidades. “A ideia é fazer um investimento combinado. Eles entram o com recurso e implementamos o sistema nos residenciais do programa”, explicou o professor.

Fotos: Maurício Alexandre
BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar