29 de julho de 2014

UFMA divulga vencedores do 37º Festival Guarnicê de Cinema

São Luis - A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) anunciou o resultado oficial e premiou no final de semana os filmes de curta e longa metragem digital vencedores do 37º Festival Guarnicê de Cinema. Em sessão prestigiada por um grande público, os cineastas premiados receberam o Troféu Guarnicê de Cinema em sessão de encerramento, realizada no Cine Praia Grande do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande, em São Luís (MA).

Presidida pelo Reitor da UFMA, Prof. Dr. Natalino Salgado, a solenidade de premiação teve a organização da Pró-Reitora de Extensão (PROEX), Professora Marize Aranha e do coordenador geral do festival, Professor Gersino dos Santos, diretor do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da UFMA e equipe técnica da instituição. Em noite iluminada para o cinema brasileiro, a UFMA anunciou a realização do 38º Festival Guarnicê, em 2015.

Com participação do ator Rômulo Estrela, a solenidade foi prestigiada pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer, Joaquim Haickel; o gerente geral de relacionamento da Vale, Dorgival Pereira; o jornalista Antonio Nelson Farias, representante da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão; Antonio Leal, diretor executivo do Cinefoot; Mario Cella, ex-diretor do DAC e coordenador do festival, cineastas, diretores da UFMA e grande público.

Com apresentação da Petrobras, o festival foi uma promoção da UFMA/DAC/PROEX e da Fundação Sousândrade. Com patrocínio da Petrobras, Banco do Nordeste e Vale, o Guarnicê teve a parceria da Escola Pública de Audiovisual Vila das Artes e Fundação Joaquim Nabuco e apoio da Cinemateca da Embaixada da França (Cine), TV UFMA, 9D Studio, adorocinema.com, Universidade FM e Mirante FM. O festival teve entrada gratuita.

Prêmios - Formado por Márcio Sallem (MA), Delanir Cerqueira (RJ) e Thaís Fonseca Nunes (MA), o júri técnico do Concurso Oficial de Filmes Curta Metragem, concedeu a Melhor Direção para Arturo Saboia pelo filme “Passagem” (MA); Melhor Roteiro a Fernando Salgado pelo filme “Tormenta” (MG); Melhor Fotografia para Cauê Laratta por “Preto ou Branco” (SP); Melhor Montagem para Alisson Zago e Quico Meireles, por “Preto ou Branco” (SP); Melhor Trilha Sonora à Lilian Menlli e Alan Fonseca de “O Dono da Capoeira” (MA).

O Troféu Guarnicê para Melhor Direção de Arte foi para Aline Hiane e Carmen Estevez pelo filme “Preto ou Branco” (SP); Melhor Som: Matheus Leston pelo filme “Preto ou branco” (SP); Melhor Ator: Arnaldo Barreto pelo filme “Até que a última luz se apague” (AM); Melhor Atriz: Maria do Socorro Silva - Patativa pelo filme “‘Xiri meu ‘eu não dou’ – Patativa” (MA); Melhor Documentário: “O Dono da Capoeira” de Roberto Augusto Pereira(MA); Melhor Ficção: “Preto ou Branco” de Alisson Zago Brito (SP).

Já a Melhor Animação foi para o curta digital “Dream cathers” de Gabriel Moura Santana Freire (SP) e ainda foram premiados o Melhor Filme Curta Maranhense: “O Dono da Capoeira” de Roberto Augusto Pereira (MA) e o Melhor Filme Nacional foi “Preto ou Branco”, de Alisson Zago Brito (SP). O Júri Popular formado pelo público presente às sessões competitivas de curta metragem, escolheu: “Xiri meu ‘eu não dou’ Patativa”, de Tairo Lisboa (MA).

O Júri Técnico do Concurso Oficial de Filmes Longa Metragem Digital formado por Themis Memória (CE), Caroline Vieira (CE) e Pablo Vilaça (MG) concedeu para o filme “O Exercício do Caos”, de Frederico Machado, os prêmios de Melhor Direção, Roteiro e Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora Original a Joaquim Santos, também pelo filme “O Exercício do Caos” (MA). 

O Troféu Guarnicê de Melhor Direção de Arte foi para Hernani Ramos pelo filme “Triunfo” (SP) e o de Melhor Ator para Auro Juriciê pelo filme “O Exercício do Caos” (MA). A premiação de Melhor Atriz foi para Isabella Sousa, Thainá Sousa, e Thalita Sousa, também pelo filme “O Exercício do Caos” (MA). O Melhor Documentário foi “Mataram meu Irmão” de Cristiano Burlan (SP) e a Melhor Ficção foi “O Exercício do Caos” de Frederico Machado (MA). 

O Melhor Longa Metragem Digital Nacional foi “O Exercício do Caos” de Frederico Machado (MA). O Prêmio BNB de Cinema para Melhor Filme Curta Metragem Digital Nacional foi para “Preto ou Branco”, de Alisson Zago Brito (SP) e o Prêmio BNB de Cinema para Melhor Filme Curta Metragem Digital Maranhense para “O Dono da Capoeira”, de Roberto Augusto Pereira (MA). O júri do Troféu ABD/Associação Brasileira de Documentaristas/Seção Maranhão foi formado por Martha Jackson, José Penha de Castro Neto e Dida Maranhão.

O Troféu ABD/Maranhão de Melhor Curta Metragem Digital foi para “Preto ou Branco”, de Alisson Zago Brito (SP) e o Melhor Longa Metragem Digital foi para “Mataram meu Irmão” de Cristiano Burlan (SP). Já no Prêmio Cinematográfico Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu o Prêmio Mauro Bezerra (Dez salários mínimos) ao Melhor Documentário Maranhense: “O Dono da Capoeira”, curta metragem digital de Roberto Augusto Pereira (MA).

Já o Prêmio Bernardo Almeida (Dez salários mínimos), para a Melhor Ficção Maranhense foi para “Passagem”, curta metragem digital de Arturo Saboia (MA) e o Prêmio Erasmo Dias (Dez salários mínimos) foi destinado a “Escolha seu Caminho”, longa metragem de Alcino Davenport (MA), o mais votado pelo público. Todas as informações sobre o Festival Guarnicê de Cinema 2014 estão no site: www.cultura.ufma.br/37guarnicedecinema.

BNC Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar