21 de outubro de 2014

Outubro Rosa chega ao Fórum de Justiça de São Luís

São Luisa - A campanha Outubro Rosa, que em todo mundo visa a promover o combate ao câncer de mama por meio da prevenção pelo diagnóstico precoce da doença, recebe apoio do Judiciário maranhense em cada nova edição. Em 2014, o Tribunal de Justiça e a Corregedoria já vinham manifestando apoio à iniciativa com ações internas. O fórum de São Luís intensificou as ações na última sexta 17, oportunidade em que servidores vestiram rosa e distribuíram laços na mesma cor para o público que esteve no prédio da Justiça, que também já conta com iluminação externa em tom rosado.

“O câncer de mama não é um problema só da mulher. Psicologicamente a família de quem tem câncer também é afetada”, disse o vigilante Daniel Bastos, que esteve no fórum na sexta-feira (17) e, ao ser atendido na Contadoria Judicial, conheceu mais sobre a campanha e aderiu ao movimento, usando o laço rosa.  Ele elogiou a iniciativa e disse que ações como essa são importantes para incentivar a prevenção do câncer.

A chefe da Contadoria Judicial, Danielle Bottentuit, ressaltou que os servidores aderiam à campanha, vestindo-se de roupas no tom rosa e repassando informações sobre o movimento às pessoas que buscaram os serviços da unidade durante toda a sexta-feira (17). A sala de atendimento ao público também foi decorada com balões cor de rosa em forma de laços.

A campanha ganhou a adesão não apenas das servidoras. Os  servidores também usaram roupas na cor rosa. “Essa campanha é importante para difundir o exame preventivo e para reconhecer  a crescente participação das mulheres na realização do exame de câncer”, disse Carlos Andrew, que trabalha na Contadoria. Mas é importante destacar que, apesar da campanha ser voltada para o público feminino, o câncer de mama também pode ocorrer em homens.

Com 75% do quadro de servidores formado por mulheres, a Turma Recursal Cível e Criminal de São Luís teve adesão total à campanha. “Diante do grande número de casos de câncer de mama no Brasil, é importante incentivar as mulheres a realizar o autoexame para o diagnóstico precoce da doença”, disse a secretária judicial da Turma Recursal, Márcia Rocha. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de que em 2014 sejam diagnosticados mais de 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, sendo o tipo da doença que mais mata no país. Informações do Instituto também apontam o diagnóstico tardio como a principal causa do alto índice de mortalidade no Brasil, se comparado com países desenvolvidos. Mais informações sobre a doença podem ser obtidas no portal do Inca www2.inca.gov.br.

A Diretoria do Fórum de São Luís também integrou o movimento na sexta-feira (17), com todos os servidores vestidos no tom rosa. Na 2ª Vara da Infância e Juventude, o juiz titular da unidade, José dos Santos Costa, e os servidores elegeram a quarta-feira (15) como dia “D” para demonstrar o apoio à campanha, vestindo-se todos a caráter.

A Campanha – O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. Começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o mês nacional (norte americano) de prevenção do câncer de mama.

Esse movimento começou em 1990, durante a primeira “Corrida pela Cura”, em Nova Iorque (EUA). Em 1997, entidades de outras cidades dos EUA começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença e o mês de outubro foi escolhido como marco para as ações. O nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A doença – O câncer de mama, como todo tumor maligno, é caracterizado por um crescimento acelerado, desordenado e agressivo de células, que por consequência de uma mutação adquirem a capacidade de se multiplicar. Na fase mais aguda, o câncer costuma se espalhar para outras partes do corpo, um fenômeno conhecido como metástase.

A doença recebe este nome porque atinge glândulas mamárias formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. Há diferentes tipos de câncer de mama e a realização do procedimento médico conhecido como biópsia, permite uma análise patológica do tumor, a qual ajuda a identificar qual é o estágio do câncer.

O câncer tem cura, mas é importante o diagnóstico precoce. A principal arma é a prevenção, que inclui procedimentos que podem ser realizados em casa ou por meio de exames médicos especializados. Destaca-se que a maioria dos nódulos detectados na mama é benigna e quanto mais cedo eles forem detectados, mais fácil será a cura.

BNC Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar