21 de outubro de 2014

Prefeitura apresenta projeto do Parque do Diamante ao Comuma

São Luis - A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), apresentou na semana passada o projeto de implantação do Parque da Quinta do Diamante ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comuma). A apresentação ocorreu no auditório da Semmam e contou com a entrega do Plano de Manejo do Parque e o anúncio das obras para o mês de novembro.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Maia, o projeto foi elaborado e pensado para preservar ao máximo as espécies nativas da fauna e flora do Diamante, conforme determinação do prefeito Edivaldo. O secretário esclareceu que serão resguardadas as nascentes naturais e as trilhas que já existem na área do parque. “Tudo será feito de forma a evitar intervenções que alterem o traçado da área”, afirmou.

O projeto também preservará os dois pontos de acessos ao parque, sendo o primeiro pela Rua dos Afogados e o segundo pela Rua Celso Magalhães, logo atrás do Ginásio Costa Rodrigues. A estrutura administrativa será construída no espaço hoje ocupado por uma edificação em ruínas e contará com duas salas administrativas, anfiteatro com capacidade para 50 pessoas, banheiros e uma cantina.

Já ao longo do Parque do Diamante, no chamado Espaço Lazer, serão instalados aparelhos de ginástica a exemplo do que ocorre na área do Parque do Bom Menino, além das trilhas ecológicas já definidas no Plano de Manejo do complexo. O projeto arquitetônico do parque foi elaborado a partir de parceria com empresas privadas, instaladas na cidade, como parte de um plano de compensação ambiental.

A empresa Franere foi responsável pelo custeio da elaboração do Plano de Manejo e do projeto arquitetônico, enquanto a Sá Cavalcante será responsável pelas despesas de construção do parque, orçadas em R$ 1 milhão.

Participaram da apresentação do projeto a presidente da Associação Social Lapidando o Diamante e Sítio do Meio, Cleonice Rocha Costa; conselheiros do Comuma; representantes das secretarias municipais de Segurança com Cidadania (Semusc), Urbanismo e Habitação (Semurh), Educação (Semed), Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e Instituto de Paisagem e Urbana (Impur); da Universidade Federal do Maranhão; e da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar