24 de outubro de 2014

Prefeitura discute com Comitê Gestor diagnóstico dos resíduos sólidos

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), discutiu na última terça-feira (21) o diagnóstico dos resíduos sólidos produzidos na cidade de São Luís com o Comitê Gestor do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, na sede da Associação Comercial do Maranhão, no Centro.

De acordo com o titular da Semmam, Rodrigo Maia, reuniões como essas atendem uma orientação da gestão do prefeito Edivaldo para cumprimento da legislação ambiental, que preconiza a elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PMGRS) de forma compartilhada e em constante discussão com a sociedade civil, e também com a participação importante do empresariado local.

Antes de iniciar os debates sobre o diagnóstico dos resíduos sólidos, foi exposto um estudo sobre o “Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Empresarial”, apresentado pelo professor José Ribamar da Silva, membro do Comitê e da Associação Maranhense de Empreendedores (AME). Os dados mostram que 2% dos resíduos coletados em São Luís são compostos por alumínio ou papelão; e 30% de material reciclado, coletado com o chamado lixo normal.

Presente à reunião, a superintendente de Planejamento da Semmam, Rosirene Lima, destacou a necessidade de discutir as metodologias para levantamento de informações sobre a situação dos resíduos sólidos de São Luís, até mesmo para potencializar a política nacional de resíduos, conforme a Lei 12.305.

“Um dos grandes desafios do Plano também será contar com a participação da população de São Luís em todas as etapas, já que a participação e mobilização popular facilitarão e muito a implantação do PMGRS”, afirmou.

A reunião também contou com a participação de representantes da secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semus); e representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comuma), da empresa São Luis Engenharia Ambiental (Slea), da Fundação Sousândrade (FSADU) e da Associação Comercial do Maranhão (ACM).

SOBRE O COMITÊ
O Comitê foi instituído pela Prefeitura de São Luís por meio do Decreto Municipal nº 7.404/2010 e tem como função acompanhar o andamento do PMGRS. O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), que coordena as etapas de elaboração do Plano, no auditório da Associação Comercial do Maranhão (ACM).

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar