24 de outubro de 2014

Equipamentos culturais da Prefeitura recebem programação da Aldeia Sesc

São Luis - Espetáculos teatrais e shows musicais vão ocupar o Teatro da Cidade e a Galeria Trapiche, equipamentos culturais da Prefeitura de São Luís administrados através da Fundação Municipal de Cultura (Func). As atrações terão início a partir desta quinta-feira (23) pela nona edição da Aldeia Sesc Guajajara de Artes, evento promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc/MA).

A entrada para as atividades será gratuita e os espetáculos serão apresentados até o dia 30 deste mês. Na sexta-feira (24), às 18h, o grupo maranhense DRAO Teatro da (In)constância apresenta o espetáculo teatral “Tenho a leve impressão que lhe conheço” no Teatro da Cidade. A narrativa da peça aborda o tema da velhice e o texto foi construído coletivamente, a partir de experiências pessoais dos integrantes do próprio grupo.

“Dentro da companhia, nós desenvolvemos um processo de criação coletiva com atividades de dramaturgia que envolvem temas diversos. Na construção desta peça começamos a refletir sobre perdas e a relação com a velhice emergiu naturalmente”, explicou Ivaldo Júnior, integrante do grupo DRAO.

A peça trata de dois personagens que, representam o mesmo homem em tempos diferentes e, se encontram em um banco de praça para conversar sobre a vida, o passado, as perdas e o tempo. O grupo explora o teatro do absurdo e tem a participação dos atores Felipe Correa e André Dhamas.

No sábado (25), às 17h, será a vez da criançada entrar no universo lúdico do espetáculo infantil “A viagem do barquinho”, do Grupo Universitário de Teatro (GUT), também no Teatro da Cidade. Na história, as crianças são convidadas a ir à busca de um barquinho de papel e realizar uma viagem de peripécias, alegrias, fantasias e grandes surpresas. O texto é de Sylvia Orthof, escritora e dramaturga premiada no gênero da literatura infantil.

A programação continua na segunda-feira (27), com shows musicais com artistas da nova cena musical de São Luís. Às 19h, sobe ao palco do Teatro da Cidade o cantor e compositor Tiago Máci, com o show “Mete o amor, forte”. Às 20h, é a vez do grupo Sampler B.

Já na terça-feira (28), às 18h, o performer Yuri Azevedo apresenta o espetáculo “Corpo descartável”, questionando as relações efêmeras e superficiais do homem na contemporaneidade. O copo descartável é utilizado como metáfora da modernidade para discussões filosóficas sobre o homem e a natureza, o homem e a relação com o outro e o homem consigo mesmo. O espetáculo não é recomendado para menores de 10 anos.

A programação no Teatro da Cidade encerra na quarta-feira (29), às 18h, com leituras dramáticas de quatro textos teatrais: “O Rato no Muro”, com o grupo Panapanã de Teatro; “Roda Viva”, com o Núcleo Artístico Feminino (NAFEM); “Lázzaro”, com a Cia. Cambalhotas, e “Eles não usam Black Tie”, com o grupo Petite Mort.

Na terça-feira, às 19h, a Galeria Trapiche receberá a apresentação da Companhia Pessoal de Teatro, do Mato Grosso, que integra o Projeto Palco Giratório, na programação da Aldeia. No espetáculo “Cidade dos Outros”, dois personagens aparecem amarrados em uma máquina enquanto jogam na loteria. A expectativa do resultado marca o tempo de espera, a metáfora da vida como um jogo.

SOBRE O EVENTO
Integrante da Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão de Artes Cênicas no país, a Aldeia Sesc Guajajara de Artes chega em 2014 à sua nona edição. A programação, inteiramente gratuita, segue até o dia 30 de outubro e ocorrerá em São Luís e no município de Raposa.

Entre os objetivos da Aldeia destaca-se a valorização da produção artística maranhense e sua programação contempla, além das apresentações de espetáculos e performances em artes cênicas, shows musicais, exibições de filmes, contações de histórias, exposições, intervenções urbanas, instalações e ações formativas.

Esta edição da Aldeia Sesc Guajajara de Artes tem como tema “Tecendo Redes” e sua programação integrará diversos eventos que já acontecem, com o funcionamento em rede, ao menos em algum nível, como o movimento Sebo no Chão, A Vida é uma Festa, O Circo tá na Rua e o Brechó no Olho da Rua, entre outros.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar