11 de outubro de 2014

Projeto incentiva implantação de sistemas sonoros para deficientes visuais no transporte coletivo de São Luís

São Luis - A Câmara dos Vereadores de São Luís aprovou o Projeto de Lei, de autoria do Vereador Ricardo Diniz (PHS), que propõe implantação, na capital, de um sistema que possibilita aos passageiros com deficiência o acesso ao transporte público de forma mais segura e autônoma. Trata-se do Sistema de Sinalização Sonora de Embarque, através do DPS 2000, um aparelho de radiofrequência que emite sinais de sua presença no ponto de ônibus aos veículos equipados com antenas receptoras.

O aparelho funciona de maneira simples: quando acionado no ponto de ônibus, um sinal de rádio com a solicitação passa a ser continuamente transmitida para o coletivo até a sua chegada ao terminal, para que o motorista saiba que deve realizar a parada. O sistema funciona por meio de dois módulos, um transmissor e um receptor. O primeiro será utilizado pelos passageiros e o segundo é fixo, instalado nos veículos da linha.

O transmissor portátil também pode ser utilizado por cadeirantes para que o motorista do ônibus em que se deseja embarcar saiba, com 100 metros de antecipação, que adiante encontra-se um passageiro com mobilidade reduzida, que irá embarcar com o auxílio do elevador.

De acordo com o vereador Ricardo Diniz, o Projeto de Lei já foi aprovado em primeira votação na Câmara dos Vereadores de São Luís e está tramitando nas Comissões da casa para que vá para segunda votação. “No projeto apresentado, sugerimos que a Prefeitura de São Luís faça um cadastro para priorizar pessoas com renda de até um salário mínimo para receberem gratuitamente o aparelho receptor”, destacou.

Segundo dados do IBGE, obtidos pelo Censo 2010, existem 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão. De acordo com dados da Geraes Tecnologia Assistivas, o Sistema Sonoro de Embarques (DPS 2000), já foi implantado com sucesso em seis cidades brasileiras: Guarulhos, Limeira e Jaú – SP, além de Porto Alegre – RS, Belo Horizonte – MG e Araucária – PR.

Outras Características Importantes sobre o DPS 2000
* Possui menus de voz navegáveis através de uma tecla móvel;
* Opções de chamada de ônibus para passageiros com deficiência visual ou cadeirantes;
* Inclui bateria interna recarregável;
* Inclui CD com manual de instruções em áudio;
* Garantia de 12 meses contra defeitos de fabricação;
* Para funcionar, é necessária a instalação dos receptores de rádio frequência DPS2000 em cada ônibus do transporte público municipal.

A solução DPS2000 é composta de dois aparelhos:
a) Transmissor de rádio-frequência portátil
Para uso do passageiro. Transmite a solicitação dos usuários aos ônibus das linhas desejadas.
Características principais:
- Pode ser utilizado por passageiros cegos, baixa visão, cadeirantes, e até analfabetos;
- Operação simples e intuitiva através de menus de áudio;
- Vocalização dos menus através de alto-falante embutido ou fone de ouvido opcional;
- Memória para armazenar até 50 linhas;
- Design ergonômico;
- Bateria interna recarregável, autonomia de aproximadamente 10 dias de uso contínuo;

b) Receptor de rádio-frequência com alto-falante
Instalado nos ônibus urbanos. Informa ao motorista a solicitação de parada emitida pelos usuários do transmissor. Se o usuário for cadeirante, o receptor avisa o antecipadamente ao motorista para posicionar o ônibus para uso do elevador. Se o passageiro for deficiente visual, ao parar no ponto, o equipamento anuncia repetidamente o número da linha até que a pessoa localize o veículo.
Características principais:
- Operação independente da ação do motorista;
- Detecção da solicitação de embarque a até 100 metros de distância da parada;
- Caixa de som com potência de 25 W RMS para anúncio da chegada do ônibus;
- Anúncio da chegada somente quando há demanda do usuário do aparelho transmissor;
- Memória para armazenar até 50 linhas;
- Itinerário (número da linha) reprogramável de maneira simples e rápida através de botões localizados no próprio aparelho;
- Funcionamento à base de bateria do próprio ônibus (24V);
- Desligamento automático do aparelho sempre que o veículo é desligado;
- Pode sair de fábrica com as linhas da cidade já programadas na memória.

BNC  Parlamento Municipal

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