11 de março de 2015

Gedema faz evento para celebrar dia internacional da mulher


Grande Ilha - Por iniciativa do Grupo de Esposas dos Deputados (Gedema), a Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta terça-feira (10), evento comemorativo do 8 de Março - Dia Internacional da Mulher. Com o auditório Fernando Falcão completamente lotado, a solenidade contou com a presença de representantes de diversos movimentos sociais, além de deputadas, deputados e esposas dos parlamentares.

A vice-presidente do Gedema, a psicóloga Sandra Raquel Lima, abriu o evento, intitulado “Tributo ao Dia Internacional da Mulher”, conclamando a plateia à reflexão sobre a luta das mulheres por direitos, igualdade e cidadania.

 “Esta lei agora sancionada pela presidente da República, da mesma forma que a Lei Maria da Penha, é mais uma vitória para todas as mulheres do nosso país”, ressaltou Sandra Lima.

Com a vasta experiência adquirida no Parlamento, nos movimentos sociais e na vida jurídica do Maranhão, a ex-deputada Helena Barros Heluy apontou graves distorções que, ao longo dos séculos, tolheram a participação política da mulher.  “Não se pode perder a dimensão e a importância das lutas profundas, sob legislações perversas, que as mulheres travaram neste País para ter a conquista de direitos. E esta luta não pode parar”, salientou Helena Heluy.

Ao final de sua fala, ex-deputada fez a enfática defesa da participação política das mulheres paritariamente em todos os espaços da vida brasileira.  

MULHER NO PARLAMENTO

Após a palestra da ex-deputada Helena Heluy, a professora Meire Ferreira discorreu sobre o tema “A mulher no Parlamento maranhense”. A tenente-coronel Edilene Santos Silva falou, em seguida, sobre a presença feminina na Polícia Militar do Estado do Maranhão (PMMA).

 A delegada da Mulher, Kazume Tanaka, discorreu sobre a aplicação da Lei Maria da Penha como marco do enfrentamento da violência contra a mulher no País. A secretária adjunta da Secretaria de Estado da Mulher, advogada Susan Lucena, fez uma explanação sobre políticas públicas do governo Flávio Dino voltadas para a valorização da mulher e ao enfrentamento da violência.

Em seus pronunciamentos, as deputadas Francisco Primo (PT) e Valéria Macedo (PDT) conclamaram as mulheres para que participem das discussões sobre a Reforma Política, como forma de ampliar o espaço das conquistas femininas na legislação brasileira.

BNC Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar