27 de março de 2015

Governo formaliza escolarização nas unidades da Funac

Grande Ilha - O Governo do Estado, por meio da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), formalizou a escolarização nas unidades privativas e restritivas de liberdade. A ação atende aos parâmetros estabelecidos pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que prevê a formação educacional e profissional do adolescente. A Funac é vinculada à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). As aulas nas unidades iniciaram na segunda-feira (23).

A presidente da Funac, Elisângela Cardoso, destacou que o Estatuto da Criança e do Adolescente assegura com prioridade o direito à educação. “Eu estou muito feliz por ter esses profissionais da Secretaria de Educação dizendo sim ao atendimento socioeducativo”, ressaltou.

Este mês, os professores da rede estadual que atuarão no atendimento socioeducativo participaram, no auditório da Funac, de uma reunião de planejamento e formação. “Os professores conheceram mais a instituição, para que possam pensar novas metodologias aliando conteúdos curriculares às especificidades das medidas socioeducativas”, explicou Danielle Veras, responsável pelos assuntos educacionais da Funac.

Os educadores acreditam na ressocialização. “É um trabalho desafiador, se você ama o que faz é uma grande experiência. As vidas que resgatamos, nos dão muita alegria”, declarou a professora lotada no Centro da Juventude Alto da Esperança, Terezinha de Sousa Peixoto. A professora, Cláudia Cristina Costa, acrescentou que esse é um novo momento pedagógico. “É um momento de ter uma educação de qualidade para que possa ocorrer a ressocialização”, ressalta.

Prova Ceja
Cerca de 60 adolescentes que cumprem medidas de internação no Centro da Juventude Alto da Esperança, Centro da Juventude Eldorado e Centro da Juventude Florescer, unidades da Funac, participaram no mês de março, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), do Exame do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), para conclusão e certificação do ensino fundamental. O resultado da avaliação será divulgado em abril.

“A aplicação do exame possibilita ao adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas a conclusão da vida escolar em menor espaço de tempo”, explicou Danielle Veras.

BNC Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar