13 de março de 2015

Projeto Estante vazia é aprovado pela comunidade de Pinheiro

Pinheiro - O projeto Estante Vazia, da Corregedoria da Justiça do Maranhão, recebeu aprovação dos operadores do Direito e, também, da população da Cidade de Pinheiro (342 km de São Luís). Desenvolvido por meio da Comissão de Juízes Sentenciante, criado pela Corregedoria, a iniciativa teve o apoio do Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados. A iniciativa foi executada no período de 02 a 06 de março e se concentrou na 1ª Vara da Comarca, que estava com mais de seis mil processos. 

O Estante Vazia é coordenado pela juíza corregedora Francisca Galiza e é implantado em unidades judiciais com alta demanda de processos e com dificuldades na tramitação dessas ações. A finalidade é garantir a eficiência e a razoável duração do processo. Outro fator decisivo para implantação da iniciativa na Comarca de Pinheiro foi a mobilização de órgãos e entidades representativas que solicitaram o projeto para amenizar a situação da 1ª Vara.

Na Comarca de Pinheiro, além do trabalho prévio de triagem e análise de mais de 1.600 processos, foi realizado um mutirão para realização de 229 audiências cíveis e criminais. A ação possibilitou a solução de todo o acervo de processos que estavam conclusos. O mutirão contou com a realização simultânea de até quatro audiências, que foram realizadas das 08h às 20h30, durante os cinco dias de ação.

A promotora de Justiça Alessandra Darub – titular na Comarca de Bacuri, mas que responde pela Promotoria da 1ª Vara de Pinheiro – elogiou a iniciativa da Corregedoria. “Como resultado do déficit de juízes e promotores que existe no Estado, temos o aumento significativo do acervo processual. Diante desse quadro acho acertada a implantação do projeto para desafogar as unidades mais congestionadas”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar