29 de março de 2015

Secretária de Estado da Cultura Ester Marques fala da importância da restauração da Igreja de São Joaquim à comunidade

Grande Ilha - O governo do Estado entregou à comunidade da Vila Maranhão a restauração da Igreja de São Joaquim, na zona rural de São Luís.  Tombada desde 1987 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a edificação passou por um amplo processo de requalificação da infraestrutura, que foi originalmente construída no século XVII pelos jesuítas.

A obra de restauração da Igreja São Joaquim foi executada pelo Iphan em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, por meio de compensação ambiental. Na negociação, a representação federal executou cobrança de empresas de construção civil, que responsabilizaram-se pela restauração da igreja como forma de saldar a dívida junto ao Estado.

Durante a solenidade, a secretaria da Cultura, Ester Marques, informou que após ter passado por este processo recuperação física, a Igreja de São Joaquim será integrada a um grupo de equipamentos culturais de caráter religioso, tais como o Museu de Artes Sacra e a Igreja de São João.

“Reconhecendo que esta igreja possui, para além do seu valor religioso, algumas outras dimensões importantes do ponto de vista histórico e social, o Estado vai trabalhar para que ela passe a fazer parte, em breve, de um roteiro cultural, fomentando, inclusive, a atividade turística da capital que contará com mais um ponto de visitação e vivência”, assegurou Ester Marques.

Para o pároco responsável pela Igreja de São Joaquim, o padre José de Ribamar dos Santos Vieira, a entrega da obra dará nova vida e dinâmica diferenciada à comunidade. “Devido às antigas condições da igreja, os fiéis começaram a se afastar. Agora, esperamos receber tanto o público da missa, quanto outros visitantes que desejem conhecer a nossa igreja”, declarou o padre, após destacar a atenção prestada pelo Estado e União na execução dos serviços técnicos, que permitiram manter os traços originais da igreja.

A presidente do Iphan, Jurema Machado, aproveitou a oportunidade para reforçar a missão do instituto. “O Iphan trabalha com o tempo e a memória, e este é um espaço de continuidade, o que nos dá muita alegria de inaugurar, tanto pelo seu caráter de patrimônio físico, quanto sócio cultural”, pontou a presidente do Iphan.

Após o descerramento da placa que sinaliza a restauração da Igreja de São Joaquim, a comunidade pôde conferir a apresentação da Orquestra da Escola de Música do Estado do Maranhão, Lilah Lisboa.

BNC Cultura

Um comentário:

quero comentar