2 de março de 2015

UFMA realiza conferência com o tema "Por uma Universidade Inclusiva"

Grande Ilha - A Universidade Federal do Maranhão realizará, por meio sua da pró-reitoria de ensino, nos dias 03, 04 e 05 de março, um evento visando promover uma discussão a respeito da inclusão de deficientes no âmbito acadêmico. A programação consiste em uma palestra voltada para o público em geral e duas oficinas, que serão ministradas para os professores da UFMA, nas quais serão abordadas temáticas inclusivas. O objetivo é conscientizar a comunidade universitária para facilitar o processo de acessibilidade na universidade.
 
A palestra e os cursos serão ministrados pela psicóloga e pedagoga Maria da Piedade Resende da Costa. Mestre em educação especial pela UFSCar e doutora em psicologia experimental pela USP, a palestrante participou da formação da profissão de fonoaudiólogo desde 1965, em Recife-PE, através da Associação Pernambucana de Logopedia.  A palestra será realizada às 14h30, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, com o tema “Seminário por uma Universidade Inclusiva”.  Já no dia 4, a partir das 14h, acontece a oficina “Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: cegueira ou baixa visão ou com surdez”. 

No dia 5 de março, a oficina abordará o tema “Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: com deficiência física ou surdo cegueira ou superdotação”. Durante as oficinas serão discutidas questões como as características dos alunos com deficiência; os recursos específicos e tecnologias que poderão auxiliar no ensino deles; o papel do professor do ensino regular nessa formação; entre outros.

Segundo a pró- reitora de ensino, Isabel Ibarra Cabrera, o número de estudantes na Universidade tem crescido a cada ano e, com isso, as demandas para melhor formar estes alunos têm aumentado. “Criamos o núcleo de acessibilidade e melhoramos a infraestrutura para recebermos os alunos com deficiência. Agora, precisamos avançar nas questões pedagógicas. A cada semestre entram novos estudantes e é necessário que os professores conheçam as necessidades especiais que eles possuem. A programação foi pensada para capacitar os docentes nesse aspecto”, evidencia.

A política de inclusão social e acessibilidade que a UFMA implantou terá ainda novas ações. A pró-reitora ressaltou que esta programação é o início de um planejamento para que haja maior capacitação e conscientização da comunidade acadêmica quanto à forma de trabalhar ou como se comportar diante das especificidades das pessoas com deficiência.

BNC Educação

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