Grande Ilha - A Universidade Federal do Maranhão realizará, por meio sua
da pró-reitoria de ensino, nos dias 03, 04 e 05 de março, um evento visando
promover uma discussão a respeito da inclusão de deficientes no âmbito
acadêmico. A programação consiste em uma palestra voltada para o público em
geral e duas oficinas, que serão ministradas para os professores da UFMA, nas
quais serão abordadas temáticas inclusivas. O objetivo é conscientizar a
comunidade universitária para facilitar o processo de acessibilidade na
universidade.
A palestra e os cursos serão ministrados pela psicóloga e pedagoga
Maria da Piedade Resende da Costa. Mestre em educação especial pela UFSCar e
doutora em psicologia experimental pela USP, a palestrante participou da
formação da profissão de fonoaudiólogo desde 1965, em Recife-PE, através da
Associação Pernambucana de Logopedia. A palestra será realizada às 14h30,
no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, com o tema “Seminário por uma
Universidade Inclusiva”. Já no dia 4, a partir das 14h, acontece a oficina
“Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: cegueira ou baixa
visão ou com surdez”.
No dia 5 de março, a oficina abordará o tema “Inclusão de alunos com
necessidades educacionais especiais: com deficiência física ou surdo cegueira ou
superdotação”. Durante as oficinas serão discutidas questões como as
características dos alunos com deficiência; os recursos específicos e
tecnologias que poderão auxiliar no ensino deles; o papel do professor do ensino
regular nessa formação; entre outros.
Segundo a pró- reitora de ensino, Isabel Ibarra Cabrera, o número de
estudantes na Universidade tem crescido a cada ano e, com isso, as demandas para
melhor formar estes alunos têm aumentado. “Criamos o núcleo de acessibilidade e
melhoramos a infraestrutura para recebermos os alunos com deficiência. Agora,
precisamos avançar nas questões pedagógicas. A cada semestre entram novos
estudantes e é necessário que os professores conheçam as necessidades especiais
que eles possuem. A programação foi pensada para capacitar os docentes nesse
aspecto”, evidencia.
A política de inclusão social e acessibilidade que a UFMA implantou
terá ainda novas ações. A pró-reitora ressaltou que esta programação é o início
de um planejamento para que haja maior capacitação e conscientização da
comunidade acadêmica quanto à forma de trabalhar ou como se comportar diante das
especificidades das pessoas com deficiência.
BNC Educação