5 de março de 2015

Um novo momento, requer uma nova imagem, Palace Gentil Pragra entrará em reforma na proxíma semana

Casarão colonial situado na rua do Passeio esquina com rua Grande. Neste imóvel, Gentil Braga escreveu o livro "Entre o Céu e a Terra". Hoje designado Palacete Gentil Braga, funciona a Pró-Reitioria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Maranhão. São Luis - MA, anos 1950.
Um novo momento, requer uma nova imagem, Palace Gentil Pragra entrará em reforma
Grande Ilha - A Universidade Federal do Maranhão dará início, na próxima semana, a reforma do Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782, Centro), local onde funciona o Departamento de Assuntos Culturais – DAC da Pró-Reitoria de Extensão. O órgão é responsável por fomentar a produção cultural e artística no âmbito da Universidade. A obra está orçada em R$ 3.697.568,05, com prazo de 12 meses para a conclusão.
 
O prédio abrigará, na área do porão e do pavimento superior, salas de aula, audiovisual, música, artes plásticas, biblioteca, administração e de consulta. Contará também com cine-teatro para cem pessoas, cujo espaço será composto por foyer, palco, camarim, cabine de controle de som, imagem e projeção. O primeiro pavimento será ocupado por uma sala de recepção, gabinete, assessoria de imprensa e sala de reuniões, além de duas salas de divisão técnica, dois espaços de exposições, sala de arquivo, sanitários femininos e masculinos, copa e almoxarifado.

Para o reitor Natalino Salgado, que visitou o prédio no último domingo com os engenheiros responsáveis pela obra, além de recuperar uma joia do patrimônio arquitetônico da cidade, a UFMA se coloca como protagonista da cena cultural do Estado com a reforma do Gentil Braga. “O palacete tem grande tradição como espaço dedicado às artes e, ao fim da restauração, estará ainda mais qualificado para atender às diversas formas de expressão artística”, avalia.  

Segundo o diretor do Departamento de Assuntos Culturais, Gersino Martins, a restauração do prédio irá fortalecer ainda mais os projetos artísticos da Universidade.

Com o processo de reforma e adaptação do Palacete Gentil Braga, a sede provisória do DAC passa a ser o antigo prédio da Casa de Estudante, localizado na Rua Humberto de Campos, n° 174, Centro.

BNC Cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar