28 de maio de 2015

Eliziane pergunta a executivo da Camargo se Chávez levou propina de Abreu e Lima

Brasília - Um dos mais emblemáticos contratos da Camargo Côrrea: a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, foi alvo de questionamento da deputada Eliziane Gama (PPS-MA) para o ex-executivo da empreiteira, Eduardo Leite, que depôs nesta terça-feira (26) na CPI da Petrobras.

O custo do empreendimento, anunciado com enorme fanfarra em 2005 pelo então presidente Lula, custou 10 vezes mais do que o previsto inicialmente. A obra saltou de R$ 2,5 bilhões para R$ 20 bilhões.

A deputada do PPS quis saber se o governo venezuelano obteve vantagens indevidas no negócio, já que era parceiro do Brasil para erguer a refinaria pernambucana.

“Na Abreu e Lima, temos vários casos de pagamento de propinas. Tivemos a Venezuela, inicialmente, o país participou e sai (do projeto). Deixou o Brasil sozinho. Houve pagamentos de propinas para Hugo Chávez, quais partidos, atores, e pessoas que participaram do recebimento destas propinas do esquema da Renest?”, perguntou Eliziane.

Eduardo Leite, que foi vice-presidente da empresa de engenharia, disse desconhecer tal discussão.

A deputada maranhense também perguntou ao depoente sobre quem o apresentou ao ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Na Justiça Federal, o empreiteiro disse que, em 2010, se encontrou com Vaccari e que o tesoureiro pediu doação de campanha para o partido.

Leite respondeu não se lembrar quem foi o intermediário do encontro dele com o petista, que foi preso em uma das etapas da operação Lava Jato.

Vitória

Eliziane Gama também questionou o ex-vice presidente da Camargo Correa sobre o esquema de pagamentos de propinais para a construção da sede da Petrobras em Vitória, capital do Espírito Santo.

Concluída em 2011, a obra custou seis vezes mais do que o valor previsto inicialmente. É alvo de investigação do Ministério Público Federal (MPF). A empreiteira integrava o consórcio que ergueu o edifício suntuoso da Petrobras.

“Houve pagamento de propina? O ex-prefeito participou deste esquema?”, perguntou.

Leite alegou que não poderia responder, já que o tema é tratado de forma sigilosa na esfera do Judiciário.

BNC Polítioca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar