26 de maio de 2015

Governo participa de audiências públicas com trabalhadores rurais de três municípios

 Em Lago dos Rodrigues, pesidente do Iterma garante prioridade ao trabalhador rural.
Por Marcos Caminha

Lago dos Rodrigues - Os municípios de Viana, Lago do Junco e Lago dos Rodrigues sediaram três audiências públicas, nos dias 22 e 23 deste mês, com trabalhadores e lideranças rurais, com o objetivo de discutir soluções para os conflitos agrários, identificar as necessidades dos assentamentos estaduais (PE) e adotar medidas para melhorar a qualidade de vida das populações dessas regiões.  Os eventos contaram com a presença dos dirigentes do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

O encontro também serviu para divulgação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), obrigatório para todos os imóveis rurais. A inscrição é condicional para que consigam financiamento e quem não se enquadrar no CAR ficará impedido de obter crédito junto aos órgãos de fomento e instituições financeiras. “O Iterma já capacitou cerca de 30 servidores para o preenchimento do CAR e os mesmos irão prestar informações e orientar os trabalhadores rurais e assentados do estado”, informou o diretor de Recursos Fundiários, Francisco Freitas.

De acordo com o diretor de Assentamento do Iterma, Levi Alves, as audiências foram marcadas por intensos debates sobre a revitalização dos Projetos Estaduais de Assentamento (PE) visando torná-los produtivos, melhorando a qualidade de vida das famílias assentadas, conforme diretriz do governo Flávio Dino. “Essa revitalização já começa nesta semana com o deslocamento de técnicos ao município de Lago do Junco para realizar a atualização cadastral das famílias assentadas e o levantamento da necessidade de infraestrutura e assistência técnica, fatores indispensáveis ao acesso a créditos da reforma agrária, possibilitando o aumento da produção, geração de renda e desenvolvimento do PE”, informou Levi.

Em Lago do Junco existem os PEs Altamira, Santa Zita, Ludovico, Centro do Aguiar, Lagolândia e São Miguel, abrangendo uma área de 1.680 hectares, com 179 famílias.

O presidente do Iterma, Mauro Jorge, foi enfático ao afirmar que o estado tem 285 projetos de assentamentos, com quase 40 mil assentados, abandonados há anos, mas que a atual gestão trata o tema como prioridade. “Temos em todo o Maranhão 285 projetos de assentamentos e temos tratado essa questão como prioridade, ao seguir a determinação do governo Flávio Dino de levar qualidade de vida aos maranhenses”.

Participaram dos encontros o presidente do Iterma, Mauro Jorge; os diretores de Recursos Fundiários, Francisco Freitas e Assentamento, Levi Alves; presidentes de sindicatos de trabalhadores rurais; o secretário adjunto da SAF, Francisco Sales; representantes da Agerp; Fetaema; Quilombolas; das Quebradeiras de Coco de Babaçu e agricultores.

Em Viana, tendo à frente o Secretario de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, a audiência foi realizada no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais para ouvir as reivindicações de melhoramento das casas de farinha, regularização fundiária de áreas quilombolas e revitalização do PE Laranjal.  Ainda solicitaram maquinários agrícolas e kits de irrigação e estruturação da Agerp para melhorar a assistência técnica local.

BNC Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar