27 de maio de 2015

TERMINA VOTAÇÃO NA UFMA: Nair Portela acredita e confia na vitória


Grande Ilha - Consulta prévia para escolha do novo reitor da UFMA terminou agora pouco e a apuração começou nesse momento.

Passava das onze da manhã quando Nair Portela foi até a seção 13, no Centro Pedagógico Paulo Freire (Campus do Bacanga), registrar o voto. Na ocasião, a candidata a reitora ressaltou o percurso de campanha e a confiança no resultado do pleito. “Caminhamos muito bem até aqui. Fomos bem recebidos em todos os locais que visitamos e esclarecemos todos os pontos presentes em nossas propostas”.

Cerca de 26 mil votantes, entre professores, acadêmicos e técnico-administrativos, estão aptos a votar, hoje, 27, na consulta prévia para a escolha do novo reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão no quadriênio 2015-2019. A votação está acontecendo em todos os 18 municípios que possuem campi ou unidades que compõem a UFMA. Os candidatos a reitor e vice-reitor são independentes e não compõem uma chapa, ou seja, a comunidade acadêmica vota em dois nomes, um para cada cargo.

Nair Portela acredita que a campanha intensa, com visitas a todos os campi e reuniões com docentes, discentes e técnico-administrativos, fez com que fosse desenvolvida uma afinidade ainda maior do corpo acadêmico com as propostas apresentadas. “Desde o início buscamos a participação de todos os segmentos para a discussão e elaboração do nosso plano de gestão”.

Já o candidato a vice-reitor, Fernando Carvalho, votou em uma seção localizada no prédio do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). Ele destacou a votação como uma oportunidade de participação efetiva nas decisões universitárias. “É um momento democrático e este ano estamos percebendo um interesse ainda maior de todos, inclusive de pessoas que não fazem parte do corpo acadêmico. A sociedade está mais atenta, o que demonstra um interesse maior pela Universidade, o que aumenta a responsabilidade dos próximos gestores”, enfatizou.

Segundo a presidente da Comissão Coordenadora da Consulta Prévia à Comunidade Universitária, Elisa Lago, estão aptos a participar do processo os técnicos administrativos, docentes (inclusive os afastados), professores visitantes e substitutos, discentes de graduação, de pós-graduação (mestrado e doutorado), do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) e do Colégio Universitário, maiores de 16 anos. A lista dos votantes aptos a participarem da consulta prévia está disponível no site da UFMA. Para votar, a comunidade precisa apresentar um documento com foto que pode ser, inclusive, o crachá de servidor e a carteira de estudante da UFMA.

Serão apresentados no Colegiado Eleitoral Especial os nomes dos candidatos mais votados. Caberá ao Colegiado definir de que forma a lista tríplice vai ser composta, que tanto pode ser com o nome dos candidatos indicados e na mesma ordem definida pela consulta prévia, quanto com o nome de outros membros escolhidos pelo Conselho.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar