25 de maio de 2015

Maranhão participa de reunião do Fórum de Secretários e Gestores Estaduais de Juventude

 Secretária Tatiana Pereira participou da reunião do Forjuv, em Macapá, que reuniu gestores de 12 estados da federação

Por Gildean Farias

Macapá - O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado Extraordinária de Juventude (Seejuv), participou, no fim de semana, da reunião do Fórum de Secretários e Gestores Estaduais de Juventude (Forjuve), que ocorreu em Macapá, capital do Amapá. Na oportunidade, a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, que é membro do colegiado do órgão, apresentou aos gestores presentes, as principais ações, projetos e programas para a juventude no Maranhão.

A secretária apresentou as experiências aos demais participantes do fórum e discutiu pautas comuns a nível nacional. A reunião do Forjuve, em Macapá, ocorreu na sexta-feira (22) e no sábado (23), na residência oficial do Governo do Amapá.

Entre as ações do Governo do Estado para a juventude maranhense, a secretária Tatiana Pereira destacou o programa ‘CNH Jovem’, que possibilitará, apenas no primeiro ano, que dois mil jovens de 18 a 21 anos, possam tirar sua primeira Carteira de Habilitação sem nenhum custo. Tatiana Pereira destacou, ainda, o Programa de Aprendizagem Profissional, que permitirá formação e estágio para milhares de jovens maranhenses, em empresas públicas e privadas, tendo já em 2015, mil vagas garantidas em órgãos do Governo do Estado.

O encontro contou com a participação de gestores dos estados do Pará, Goiás, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná, Piauí e do anfitrião, Amapá.

A participação da secretária no encontro contempla a política do Governo do Estado de partilhar experiências e ideias em favor do desenvolvimento e reforça um dos objetivos da gestão estadual: inserir o Maranhão em todas as dimensões do debate a respeito de melhorias de políticas públicas a nível regional e nacional. Para a secretária da Seejuv, a juventude está inserida nessa força-conjunta para elevar os índices sociais do Maranhão. “O próprio governador Flávio Dino tem um objetivo muito claro em relação à juventude maranhense, que é torná-la não apenas receptora das ações, mas também protagonista do desenvolvimento dessas ações”, explicou.

Projeto Rondon

Outra grande ação estruturante da gestão estadual destacada pela secretária foi a edição especial do projeto Rondon, que ocorrerá nos dez municípios com menor IDH do Maranhão em janeiro de 2016, com coordenação do Ministério da Defesa, em parceria da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude.

Políticas federais e a 3ª Conferência Nacional da Juventude

Além da troca de experiências entre os gestores estaduais de juventude, a reunião do Forjuv discutiu as políticas públicas federais de juventude e da Conferência Nacional da Juventude, que será realizada em dezembro. Para isso, participou do evento, a secretária executiva do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), Tâmara Teso, que na ocasião representou o titular da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), Rafael Medina.

Um dos temas mais discutidos com a representante da SNJ foi a questão da 3º Conferência Nacional de Juventude, bem como as conferências que deverão ser realizada nos âmbitos municipal e estadual, de responsabilidade dos órgãos de política pública em cada estado. Tâmara Terso recebeu todas as demandas do fórum que serão encaminhadas a Comissão Organizadora Nacional. "Vamos encaminhar as reivindicações para a comissão e esperamos que os estados integrem as etapas para que possamos conseguir uma conferência participativa com os gestores estaduais", disse.

Fotos/Gilmar Nascimento/Divulgação
BNC Juverntude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar