A deputada Cleide Coutinho durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, que protocolou projeto de resolução Legislativa na Mesa Diretora da Casa, sugerindo a instituição de um concurso de monografias sob o tema: “A Historia de São Luís em Comemoração ao 4º Centenário da Capital Maranhense”.
Para Cleide, o objetivo de seu projeto é incentivar a pesquisa sobre a história de São Luís, ensejando as comemorações do 4º Centenario da capital maranhense, e estimular, por meio de premiação, o surgimento de novos talentos, nesta área tão cheia de nomes importantes na literatura do Brasil.
De acordo com o projeto de resolução, poderão concorrer trabalhos individuais ou em grupo de candidatos, nas seguintes categorias: estudantes do ensino médio em geral, estudantes do ensino superior e pesquisadores, aberto a todos os interessados.
O projeto diz ainda que as monografias deverão ser inéditas e versar sobre São Luis, sua história regional, local. As biografias e diferentes temáticas, a partir do ano de 1612, devem ter entre 30 e 50 páginas. Serão premiados os três primeiros colocados em cada uma das categorias descritas.
De cada monografia vencedora, serão publicados mil exemplares, além de disponibilizadas através do portal da Asssembleia Legislativa. A entrega dos prêmios dar-se-á em sessão solene, a ser realizada na primeira semana do mês de setembro de 2012.
As inscrições, a data de entrega dos trabalhos a comissão julgadora, bem como o valor dos prêmios atribuído a cada categoria e a data da sessão solene, serão definidas mediante ato da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
COMISSÃO CONSULTIVA
Cleide Coutinho aproveitou o pronunciamento, para parabenizar a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, pela formação de uma comissão consultiva, para sugerir as ações que deverão ser executadas pela Casa em homenagem à cidade de São Luís, pelo aniversário de seus 400 anos de fundação.
A Comissão Consultiva é integrada pelos reconhecidos intelectuais e profissionais de diversas áreas Benedito Bogéa Buzar (vice-presidente da Academia Maranhense de Letras); Haroldo Olympio Lisboa Tavares (engenheiro civil e membro da Academia Maranhense de Ciências); e Helidacy Maria Muniz Correia (professora dos departamentos de Historia e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Integram também a Comissão Maria Raimunda Araújo; Luiz Phelipe Andrés (engenheiro civil e escritor dos livros sobre Monumentos Históricos do Maranhão; Embarcações do Maranhão, e co-autor do livro Patrimônio Mundial no Brasil); Regina Helena Martins de Faria (Historiadora e Professora de Historia da Universidade Federal do Maranhão; Milson de Souza Coutinho (presidente da Academia Maranhense de Letras).
A comissão é integrada, ainda, por Maria José Duaillibe Cassas Gomes; Jomar da Silva Moraes (membro da Academia Maranhense de Letra); Eliezer Moreira Filho (ex Deputado estadual e ex-secretário de Cultura do governo Roseana Sarney, de 1995 a 1998, e ex- secretário de Desenvolvimento Regional de Caxias); Carlos Frederico Lago Burnett (arquiteto e mestre planejamento humano) e Zelinda Machado de Castro e Lima (escritora e pesquisadora da cultura popular).
Cleide Coutinho tem certeza que o diretor institucional da Assembleia Legislativa, Ivan Sarney, dará o seu apoio ao projeto, pois ela está repetindo as suas próprias palavras de Ivan: “A Assembleia Legislativa é participe da historia do Maranhão e especialmente de São Luís, desde que muitos desses episódios históricos passaram sobre a égide da Assembleia”.
BNC Parlamento Estadual