7 de março de 2014

CINZAS DO CARNAVAL: músico acusa SECMA de discriminar contratados para a “Jardineira da Alegria(?)”



São Luis - Revoltado com a diferença de valores de cachês pagos a músicos contratados para a “Jardineira da Alegria”, o músico Edilson Gusmão externou sua indignação no facebook. Segundo, ele alguns artistas vão receber R$ 1.000,00 e outros, R$ 1.500,00.

“Casualmente, descobri, por fontes seguras e precisas (portanto, o que estou falando não é especulação), que alguns artistas ganham 1.000,00 reais por apresentação e outros 1.500,00. Eu estou no time dos 1.000 e me sinto DIMINUÍDO como artista, como profissional da música e como PESSOA pelos gestores da SECMA”, diz Gusmão.

Confira o desabafo do músico:

Prezados amigos,

Mais uma vez (Como se não bastassem todas as polêmicas carnavalescas em torno da SECMA) fiquei surpreso, assustado e horrorizado por uma prática da referida secretaria que eu desconhecia. Trata-se da DIFERENCIAÇÃO nos pagamentos aos artistas que cantaram na tal JARDINEIRA DA ALEGRIA (que por conta disso deveria se chamar JARDINEIRA da VERGONHA). Casualmente, descobri, por fontes seguras e precisas (portanto, o que estou falando não é especulação), que alguns artistas ganham 1.000,00 reais por apresentação e outros 1.500,00. Eu estou no time dos 1.000 e me sinto DIMINUÍDO como artista, como profissional da música e como PESSOA pelos gestores da SECMA.

Falando com alguns colegas sobre o fato, nenhum dos mesmos conhece os critérios para a tal prática e muito menos foram consultados e/ou comunicados de qualquer procedimento. Um agravante disso é que, desde o ano passado, o pagamento é feito dessa mesma forma subversiva e vergonhosa e, como não soubemos disso ano passado, simplesmente passou. Vamos supor que o critério seja o TALENTO, por minha vez eu sei do meu talento e competência no que faço e, por isso, não me coloco como alguém sem talento que está lá pra facilmente faturar. Sobretudo, ponho-me como um músico profissional que trabalha o ano inteiro com dignidade e que, através da música, tem realizado sonhos e construído um nome profissional ao longo de 16 longos e difíceis anos de profissão. Caso o critério seja o tempo de profissão, aquele famoso artista das antigas, também não vejo como justificar que cantores com menos de 10 anos na praça estejam ganhando mais que outros.

Se a jardineira é um projeto mantido pela SECMA para inserir artistas no carnaval com o intuito de CALAR A BOCA DOS MESMOS e/ou mostrar para a sociedade que, de alguma maneira, todos estão fazendo parte da programação, sugiro aos senhores gestores que LIMEM o grupo dos 1.000,00 e mantenham o grupo dos 1.500,00 ou, melhor ainda, peguem esse valor que será economizado e aumentem o cachê dos que ficaram e criem o grupo dos 3.000,00 ou dos bem pagos.


Sinceramente, não estou preocupado se amanhã a SECMA não me chamar pra mais nada, ou se algum gestor de lá me chamar e dizer que ESTOU FALANDO MUITO e que por isso serei limado. O que me preocupa é saber que fui e sou vítima de uma prática escusa e sacana como essa. Fica minha indignação e MEU ASCO ENOJADO a pessoas que PENSAM que são mais do que as outras porque estão em um cargo público comissionado passageiro. Como diria Chico Buarque de Holanda: “AMANHA VAI SER OUTRO DIA.... E QUANDO CHEGAR O MOMENTO, ESSE MEU SOFRIMENTO VOU COBRAR COM JUROS. JURO!
 
Com Informações do Blog Gilberto Lima
BNC Cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar