9 de março de 2014

Eliziane Gama destaca importância da Campanha da Fraternidade 2014

São Luis - A deputada Eliziane Gama (PPS) parabenizou a Confederação Nacional dos Bispos (CNBB) pelo lançamento da Campanha da Fraternidade 2014, que aborda o tema “Fraternidade e Tráfico Humano”.  Para a deputada, é fundamental a conscientização e isso é feito de forma muito forte através da campanha anual desenvolvida pela Igreja Católica.

“O tráfico humano é um crime inaceitável, hediondo e bárbaro, porque submeter pessoas e transformá-las em mercadoria é algo inimaginável e inaceitável. Quero fazer destaque e cumprimentar a CNBB, a Igreja Católica em todo o país, por levantar esta bandeira tão importante e fundamental e ao mesmo tempo também trazer uma campanha educativa muito forte”, enfatizou.

Eliziane Gama, que tem atuação na área dos direitos humanos, destacou a importância do tema da Campanha da Fraternidade escolhido para este ano, e reforçou que o problema precisa ser combatido.

“Essa semana foi realizado o lançamento da ‘Campanha da Fraternidade’ que traz uma temática importante, hoje em debate no Brasil, que é o combate ao tráfico humano. Temos inclusive no Congresso Nacional uma CPI instalada na tentativa de combater uma atrocidade que já não deveríamos ter mais em pleno ano de 2014, mas que infelizmente ainda é uma prática”, destacou.

A deputada informou que dados da Organização das Nações Unidas apontam que mais de 25 mil pessoas presas prestam serviços em fazendas, garimpos e carvoarias no Brasil, e que segundo a ONU, em 21 estados brasileiros há registros de trabalho escravo, entre eles o Maranhão. “Infelizmente, o Maranhão, é hoje destaque na exportação de mão de obra escrava, algo inaceitável, mas que é uma prática e uma realidade”, lamentou.

Eliziane completou dizendo que “há um levantamento de que hoje 2,5 milhões de pessoas são traficadas em todo o mundo, infelizmente 43% para exploração sexual, 32% para a exploração econômica e 25% para as duas finalidades. Ao mesmo tempo, ainda segundo a ONU, as ações em todo o mundo que deveriam ser muito mais enérgicas, e ao mesmo tempo também a legislação, ainda são muito aquém daquilo que efetivamente deveria acontecer”.

Eliziane Gama lembrou que no fim do ano passado se reuniu em Brasília com o presidente da CPI de Combate ao Tráfico de Pessoas, deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), para solicitar a vinda da comissão ao Maranhão para investigar os casos no estado.

“Fizemos o pedido e deverá vir ao Maranhão a CPI Nacional de Combate ao Tráfico Humano. O deputado Arnaldo Jordy, que é inclusive do nosso partido PPS, já recebeu esse requerimento de nossa autoria e estará vindo ao estado. Nós aqui na Assembleia já encaminhamos à própria Polícia Federal algumas denúncias para apuração no período da CPI da Pedofilia. A vinda da CPI no Maranhão será muito preponderante, e fundamental, inclusive para o envolvimento e para o destaque e para fazer nascer no coração de cada maranhense a força e a determinação e a certeza de que a denúncia é o primeiro passo para combater esse crime bárbaro que, infelizmente, é real no nosso Estado”, assegurou.

BNC Parlamento Esrtadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar