8 de abril de 2014

UFMA inaugura curso de medicina no Campus de Pinheiro


Pinheiro - Um sonho para a baixada maranhense que, ao se tornar realidade, consolida de uma vez por todas a presença da Universidade Federal do Maranhão na região, que é formada por cerca de vinte municípios. A implantação do curso de medicina na cidade de Pinheiro -  a 344 km de São Luís -, foi marcada pela aula inaugural, na última sexta-feira (04), ministrada pelo reitor Natalino Salgado. 

O município, considerado um polo regional, é o primeiro do continente a contar com o curso de medicina, que inicia as atividades, hoje, também, em Imperatriz. Na aula inaugural, pela manhã, os 40 novos estudantes receberam as boas vindas da administração superior, junto aos professores, representantes do poder público e demais segmentos da sociedade. Uma ocasião que proporcionou momentos que devem eternizar-se como parte da trajetória de cada um deles daqui em diante.

O corpo docente do curso apresentou ainda, na parte da tarde, o projeto pedagógico em que a nova graduação tem sido estruturada. Segundo a coordenadora de expansão e implantação do curso de medicina, Maria do Carmo Lacerda, o foco está no aprendizado para formar cidadãos mais humanos e conscientes do seu papel. “Eles tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o modelo de formação que tem sido pensado para esta graduação. A intenção é que os docentes e discentes desenvolvam  uma metodologia pautada  na integração entre ensino e prática. Vamos possibilitar a oferta de uma formação diferenciada, de modo que a comunidade de Pinheiro e da região poderá contar, no futuro, com médicos que compreendam a saúde não somente como estrutura física de um hospital, por exemplo, mas também como um espaço de relações humanas”, afirma.

Para o estudante Argeu Carvalho da Costa, natural de São Luís, o ingresso no curso é mais que uma realização pessoal. Ele ressalta a importância e a responsabilidade que assumem com a região na qual vão obter formação a partir de agora. “Notei, ao chegar  em Pinheiro, que a região necessita de atenção básica e especializada. Ser aluno deste curso, na minha concepção, é mais que uma realização pessoal, para mim e meus amigos, é uma forma de contribuir com o local onde os médicos são mais necessários”, relata.

O prefeito de Pinheiro, Filadelfo Mendes Neto, que participou da solenidade, diz que a chegada do curso de medicina representa a quebra de paradigmas e uma profunda mudança da realidade no município. “Uma das regiões mais pobres do estado ganha uma indústria de produção do saber e do conhecimento, as principais ferramentas para a transformação e o desenvolvimento”, exulta. 

Já para o reitor da UFMA, Natalino Salgado, que é médico e natural da cidade de Cururupu, município que compõe a baixada maranhense, a inauguração do curso de Medicina é somente o início de uma grande estruturação do campus de Pinheiro e de um futuro promissor para a região. “Outros cursos da área da saúde, como enfermagem, por exemplo, serão ainda implantados neste campus. Estamos fortalecendo a educação, mola propulsora para o desenvolvimento do estado, vamos ter aqui no Campus de Pinheiro, professores, médicos e alunos com mais consciência crítica e isso vai estimular e induzir a formulação de políticas publicas que serão implementadas para mudar a vida das pessoas”, assegura.

Infra estrutura
De acordo com a superintendente do Hospital Universitário da UFMA, Joyce Santos Lages, o sistema de saúde local e regional do Maranhão só tem a ganhar com esta iniciativa. “O curso traz um viés pedagógico diferente de tudo que já vem sendo implementado. A medicina que estes  alunos devem praticar é voltada para o atendimento da comunidade. Assim, o HU, que é hoje o maior centro formador de recursos humanos do Maranhão na área da saúde, vem realizando visitas aos hospitais, tanto de Pinheiro quanto de cidades vizinhas, como Cururupu, no intuito  de dar apoio e verificar aquilo que pode ser feito na área de infraestrutura hospitalar para oferecer as condições necessárias às práticas e vivência acadêmica”, diz.

Dentro de até noventa dias, a UFMA entregará um prédio próprio para o curso de medicina em uma área de mais de três mil metros quadrados. No espaço, estão sendo construídos laboratórios e salas de aulas.  Até lá, as atividades acontecerão nas salas de aulas e laboratórios já utilizados pelos alunos dos cursos de licenciatura em Ciências Naturais e Humanas.

Homenagens
Na casa de cultura José Sarney, a prefeitura municipal de Pinheiro reuniu autoridades e representantes de entidades civis para prestar uma homenagem a Universidade Federal do Maranhão. Estudantes da primeira turma de medicina foram apresentados à sociedade, que lotou o auditório para prestigiar aquele momento. A prefeitura entregou a estudante Rebeca Aranha Barbosa Sousa, 21 anos, classificada em primeiro lugar geral no curso, um certificado de honra ao mérito.  

Estiveram presentes, ainda, na solenidade da aula inaugural de medicina em Pinheiro o vice-reitor da UFMA, Antonio José Silva Oliveira; os pró-reitores: Fernando Carvalho, de Pesquisa e Pós-graduação; Cenidalva Miranda de Souza; de Assistência Estudantil; Isabel Ibarra Cabrera, de Ensino; o diretor do Campus de Pinheiro, Rickley Marques; o assessor de planejamento acadêmico, João de Deus Mendes da Silva; o prefeito de Campus, Guilherme Abreu; o diretor da SBPC, Luís Alves Ferreira; a chefe de gabinete da Reitoria, Silvia Dualibe, o chefe do Departamento de Morfologia, Márcio Moysés de Oliveira, a diretora do Campus de São Bernardo, Lorena de Carvalho Martiniano, o diretor do Centro de Ciências Humanas, Francisco de Jesus Silva de Sousa, as técnicas da PROEN Rosário Braga e Maria Célia Macedo, os professores Cristiane Tiago, Hilton Costa Louzeiro, Michelline Mesquita, Márcio Javan Camelo de Lima, Wilma Eugênio dos Santos, o secretario de saúde de Pinheiro, Fábio Silva Nascimento; dentre outros professores, técnicos administrativos e servidores da Universidade Federal do Maranhão.

Fonte: ASCOM/UFMA
BNC Baixada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar