15 de abril de 2014

UFMA será sede do I Simpósio de Neurociências do Maranhão

São Luis - A Universidade Federal do Maranhão em 2014 será Sede do I Simpósio de Neurociências do Maranhão (SNC-MA). O evento, que será realizado de 15 a 17 de maio, no Centro Pedagógico Paulo Freire, é uma iniciativa do Departamento de Morfologia da UFMA e do Grupo Almejantes a Cientistas, com o apoio da Liga Acadêmica de Neurologia (LANE) e da  Liga Acadêmica Maranhense de Psiquiatria (LAMP), além de contar com o apoio da  Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA).
 
Segundo a Sociedade Brasileira de Neurociência, a pesquisa relacionada ao cérebro está prestes a se tornar a disciplina líder do século XXI, como era a Física há 100 anos. Nas últimas décadas, os avanços obtidos nessa matéria permitiram que, pela primeira vez na história humana, seja possível observar  o  que se  passa pelo cérebro enquanto tomamos uma decisão, meditamos, rimos, sentimos medo, rezamos e assim por diante. Isto abre aos pesquisadores horizontes completamente novos e ao despertar o crescente interesse do homem pelo autoconhecimento, estimulando ao mesmo tempo o desenvolvimento de uma ampla cadeia interdisciplinar de informações que passam a interessar, não apenas  profissionais na área da saúde, mas também o público em geral.

Tendo em vista esta continua expansão pela qual a neurociência está passando, o evento tem como objetivos principais despertar nos acadêmicos, profissionais e especialistas das áreas de saúde, humanas e exatas o interesse em neurociência, bem como promover a integração entre alunos, professores e profissionais da área que atuam em várias instituições do País e promover mais conhecimento acerca da realidade da neurociência no Brasil, seja no campo profissional, educacional e da pesquisa, além de incentivar a divulgação de trabalhos científicos e apresentar a área do saber para o público maranhense.

A programação do evento contará com as palestras "Educação em Neurociências nas Universidades"  e "Esclerose  Múltipla e neuromielite óptica" ministradas pela professora Regina Maria Papais Alvarenga (UniRIO); a palestra "Transtornos respiratórios do Sono" ministrada pelo professor Gilmar Fernandes do Prado (UNIFESP); com a palestra "Transtornos de Ansiedade" ministrada pelo professor  Gilberto Sousa Alves (UFC); Neurobiolgia, diagnóstico e tratamento da doença de parkinson, Erich Talamoni Fonoff (USP); além da mesa redonda com a presença da professora da Universidade de Londres, Mari-Nilva Maia da Silva, intitulada Doença de Alzheimer uma Abordagem Multidisciplinar, entre outros.

O evento contará também com mesas-redondas e a participação de convidados que debaterão questões relevantes em neurociências e minicursos que serão realizados como atividade complementar dentro do Simpósio com vistas a uma abordagem mais científica e experimental trazendo temáticas como o Neuroaprendizado (TDAH) e Drogas de abuso; Bioeletrogênese e Bioética; Controle Neuroendócrino do Metabolismo de Triglicérides e Bioética em Experimentação Animal; e Neurociência da memória.

O evento, que terá abrangência nacional, contará com certificação de 60 horas e o total de 500 vagas. Para acadêmicos, o valor da inscrição para o I SNC-MA com direito a participação em um minicurso é de R$ 60. Já para os graduados  o valor da inscrição para o evento com direito a participação em  um minicurso  é de R$ 70. Para mais informações acesso os site do evento ou pelo e-mail sncma2014@gmail.com.

Fonte: ASCOM/UFMA
BNC Cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar