11 de agosto de 2014

Prefeitura contará com medicamento para tratamento cardíaco no SAMU

São Luis - A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Saúde (Semus), disponibilizará medicamento trombolítico, para tratamento de pacientes com problemas cardíacos, na rotina do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A medida segue a instrução do Ministério da Saúde (MS), que fornecerá o medicamento, para que seja incrementado o atendimento desse tipo de ocorrência em todo o país.

O diretor do Samu em São Luís, José Salles, informou que a manutenção do serviço tem recebido atenção especial do prefeito Edivaldo, que reativou o atendimento das ambulâncias ainda no início da gestão. Ele explicou que o medicamento trombolítico será fornecido em breve e que os 41 médicos socorristas que compõem o quadro do Samu receberão treinamento sobre o uso do produto farmacêutico.

“Disponibilizar esse medicamento no atendimento do Samu é uma regra do Ministério da Saúde e faltam apenas alguns detalhes burocráticos para incluirmos essa medicação na rotina do paciente da capital maranhense”, destacou José Salles.

Somente no primeiro semestre deste ano, foram registradas no banco de dados da Semus, 200 solicitações ao Samu para apoio clínico por suspeita de problemas cardíacos. Em todos os casos, foram encaminhados ambulância e médico socorrista até os locais das ocorrências para efetuar o atendimento aos pacientes.

“Em casos de pacientes com quadro de infarto, é feito o procedimento básico para manter os batimentos do coração, como a massagem cardíaca, e também o encaminhamento rápido desta pessoa até a unidade de saúde mais próxima. O atendimento feito pelo Samu nessas situações ajudou a salvar vidas”, enfatizou o diretor do Samu.

BNC Saúde

Um comentário:

  1. Muito BOm. Vidas !! Elas precisam de todo o cuidado, é coisa séria demais. Esses medicamentos são recursos de suma importância no que diz respeito ao atendimento prévio de um paciente. Sem dúvidas, esta é uma contribuição de suma importância para a população que faz uso da saúde pública.

    ResponderExcluir

quero comentar