5 de agosto de 2014

Prefeitura garante maior segurança no trânsito com fiscalização eletrônica

São Luis - O novo sistema de fiscalização eletrônica já está em funcionamento em dez pontos da capital. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), priorizou a instalação dos equipamentos nos trechos com o maior número de acidentes, identificados a partir de levantamento da SMTT. Nas vias, há sinalização indicativa da velocidade permitida, que varia até a máxima de 60 km/h.

Os locais com o maior número de registros de acidentes compreendem avenidas como Daniel de La Touche, Holandeses e Litorânea. Os fotossensores também foram instalados em trechos da Avenida Colares Moreira, como nas proximidades do Tropical Shopping. O titular da SMTT, Canindé Barros, lembra que os condutores devem ter atenção à sinalização nas vias e destaca a necessidade dos novos equipamentos na garantia da segurança de pedestres e condutores. “A importância dessa fiscalização está no reforço e na garantia do ordenamento do trânsito na capital, que hoje apresenta índices negativos de acidentes nessas vias”, lembra.

Os equipamentos registram a velocidade com que o veículo cruza a sinalização. Mesmo transitando em sinal verde, o condutor não pode superar 60 km/h, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os equipamentos também registram outras infrações como parada sobre a faixa de pedestre e permitem uma apuração mais eficaz das ocorrências.

A instalação dos novos radares foi feita com base em levantamento da SMTT sobre os pontos críticos da cidade em relação aos índices de acidentes. Os locais com o maior número de registros foram priorizados para a implantação dos equipamentos compreendendo avenidas como Daniel de La Touche, Holandeses e Litorânea. Os fotossensores também foram instalados em trechos da Avenida Colares Moreira, como nas proximidades do Tropical Shopping.

O uso dos novos equipamentos de fiscalização eletrônica já é visto pela população como uma ação importante de combate a infrações no trânsito e garantia de maior segurança aos pedestres.  O estudante Gerson Coelho Soares, de 22 anos, é um dos que consideram positiva a instalação dos radares. “Acho extremamente necessário para coibir qualquer tipo de atitude dolosa no trânsito, porque além de evitar a infração, pune o mau condutor e facilita a vida dos pedestres”, disse.

Entendimento semelhante é partilhado pela jovem Sara Soares, de 21 anos. “Considero essencial esse tipo de fiscalização, principalmente em avenidas onde as pessoas costumam trafegar em alta velocidade, como é o caso da Avenida Litorânea, por exemplo”, disse ela.

Na Avenida Daniel de La Touche, os fotossensores foram instalados nos seguintes pontos considerados críticos: próximo ao Colégio Adventista (nos dois sentidos da via), próximo à sede da SMTT (nos dois sentidos da via) e próximo ao Cohajap (nos dois sentidos da via).

Já na Avenida dos Holandeses, os equipamentos foram instalados próximo à AABB (sentido Ponta do Farol), próximo à entrada da Litorânea (nos dois sentidos da via) e próximo ao WH Rio Poty (sentido Litorânea). Na Avenida Litorânea, os fotossensores estão funcionando nas proximidades do radar eletrônico que já existia na via (nos dois sentidos), próximo ao Hotel Pestana (sentido Caolho) e próximo à Cabana do Sol (nos dois sentidos da via).

O processo de implantação dos equipamentos como estratégia de modernização do sistema de captação de informações no trânsito faz parte do Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito, elaborado por determinação do prefeito Edivaldo. O Plano contempla 26 intervenções de curto, médio e longo prazo que vão garantir maior mobilidade, e também segurança, ao trânsito em São Luís.

CTB
A instalação dos novos fotossensores tem como objetivo promover a diminuição do número de acidentes, fixando a velocidade máxima em 60 km/h, conforme orienta o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para garantir maior segurança aos pedestres e condutores. O valor da multa para o condutor que ultrapassar a velocidade máxima permitida varia de R$ 85 a R$ 574, dependendo da porcentagem excedida pelo condutor. Toda a sinalização implantada nessas avenidas obedece rigorosamente às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A SMTT esclarece que as placas de regulamentação de velocidade de cada avenida foram instaladas de acordo com o regulamento do CTB e conforme Resolução do Contran Nº 396/2011.

Fotos: Juracy Meireles
BNC Trânsito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar