28 de novembro de 2014

Prefeitura promove atividades do Novembro Azul com servidores do Samu

São Luis - A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Saúde (Semus), encerrou nesta sexta-feira (28) as atividades relacionadas à campanha Novembro Azul. Na ocasião, foi realizada uma campanha de conscientização sobre prevenção do câncer de próstata com funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As ações consistiram em palestras, orientações médicas e exibição de vídeos.

O diretor do Samu, José Ribamar Salles Filho, proferiu palestra aos servidores e repassou algumas informações sobre a importância do exame preventivo de câncer de próstata. “Com base em orientação do prefeito Edivaldo, estamos trabalhando para garantir a saúde da população ludovicense e a assistência médica necessária e ainda proporcionar bem-estar ao nosso quadro de funcionários”, disse.

A campanha Novembro Azul tem como foco o cuidado com a saúde do homem, em especial a prevenção do câncer de próstata, e foi iniciada no último dia 11 com atividades na Unidade Mista Itaqui-Bacanga. Na ocasião, foram ofertadas consultas com urologistas, testes rápidos de HIV, aferição da pressão arterial, orientações médicas, entre outros serviços.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum no país entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. A doença atinge a glândula localizada abaixo de uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Estima-se que 75% dos casos da doença, em todo o mundo, envolvem homens acima dos 65 anos de idade.

BNC Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar